Efraim registra reclamação de embaixador contra Celso Amorim



O senador Efraim Morais (PFL-PB) registrou nesta quarta-feira (29) em Plenário nota divulgada pelo embaixador brasileiro em Portugal, Antonio Paes de Andrade, na qual este protesta contra um telefonema que teria recebido do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, anunciando sua substituição no posto.

Na nota, Paes de Andrade (ex-deputado e ex-presidente da Câmara) informa que o ministro pediu a ele que encaminhasse ao governo português a sugestão de troca do titular do cargo. Paes de Andrade teria dito a Amorim que o pedido seria prerrogativa exclusiva do presidente da República, a que o ministro teria reagido com descortesias.

Da tribuna, Efraim classificou o fato de "violento e desrespeitoso". Ele condenou a atitude de Amorim e, ao lembrar a saída do então ministro da Educação Cristovam Buarque, afirmou que é praxe do governo Luiz Inácio Lula da Silva "demitir por telefone".

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse ser natural um governo substituir embaixadores. Já o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) registrou que a substituição ainda não ocorreu, pois depende da aprovação do Senado Federal. Os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), Jorge Bornhausen (PFL-SC) e José Agripino (PFL-RN), em apartes, também comentaram o pronunciamento do colega paraibano e condenaram a atitude de Celso Amorim, ao mesmo tempo em que elogiaram a trajetória política de Paes de Andrade.



29/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Celso Amorim e embaixador vão debater na CRE entrada da Venezuela no Mercosul

Celso Amorim e embaixador na Venezuela vão discutir entrada do país no Mercosul

Celso Amorim se reúne com embaixador em Missão Especial do Japão, deputado Taro Aso

CRE aprova moções contra a guerra e pela vinda de Celso Amorim ao Senado

Celso Amorim é o novo ministro da Defesa

Suplicy anuncia que Celso Amorim estará na CRE no dia 12