Eleição da Mesa da Câmara será à noite
Diferentemente do Senado, que já escolheu, por voto manual, seu presidente para o biênio 2011-2012, a Câmara deve esperar até as 18h para começar a conhecer seus novos dirigentes. Sete urnas eletrônicas serão usadas para agilizar o pleito no qual os 513 deputados escolherão desde o presidente até os suplentes de secretários.Estima-se que a votação de cada parlamentar dure de um a dois minutos e que em até quatro horas após o início das votações a Mesa seja empossada.
Segundo a Agência Câmara, a eleição deve ser coordenada pelo deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), veterano da Casa, já que o atual presidente, Marco Maia, é candidato a reeleição. A votação só será iniciada quando houver pelo menos 257 parlamentares em plenário.
Os registros de candidatura serão recebidos até as 17 horas (ou seja, uma hora antes do início da eleição). As vagas são negociadas por acordo, seguindo a proporcionalidade partidária, mas isso não impede o registro de candidaturas avulsas.
01/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Eleição de suplentes da Mesa será às 13h
Eleição dos demais cargos da Mesa será às 15h30
Reunião para eleição da Mesa recomeça, mas não há consenso para ocupação da 4ª secretaria e das suplências da Mesa diretora
Eleição da Mesa vai ocorrer após a posse
Eleição da Mesa pode ser feita com o painel eletrônico
Comissões terão nova Composição após eleição da Mesa