Eleição de uma mulher para a Presidência da República é um marco para militantes da causa feminina, diz Serys
Em discurso nesta terça-feira (16), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comemorou a eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República e afirmou que essa conquista é um marco para militantes da causa feminina.
- Ver o cargo efetivo mais importante do nosso país ser ocupado por uma mulher é sinal que nossa luta e nossos esforços estão fazendo a diferença - disse.
Entretanto, afirmou a senadora, a participação das mulheres brasileiras na política ainda tem muito que evoluir. A atual legislatura do Congresso Nacional, acrescentou ela, tem apenas 8,9% de mulheres.
Serys também comentou um estudo divulgado pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), segundo o qual, mesmo com aumento de 56% no número de candidaturas femininas entre 2006 e 2010 para a Câmara dos Deputados, foram eleitas apenas 45 deputadas federais em 2010, mesmo número de 2006.
- Enquanto não tivermos mais mulheres participando do dia a dia partidário, não conseguiremos ultrapassar essa barreira do desinteresse dos partidos pelas mulheres - afirmou Serys.
Em apartes, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que os partidos políticos deveriam incentivar mais a participação feminina. Também em aparte, Papaléo Paes (PSDB-AP) afirmou que as mulheres costumam ser mais responsáveis e honestas em cargos públicos ou mandatos.
16/11/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy comemora eleição de Dilma Rousseff para a Presidência da República
Serys: Febrasgo representa marco para a saúde da mulher
Marco Maia assume Presidência da República durante viagem de Dilma e Temer
Serys convida para videoconferência sobre atuação política feminina
Serys:redução da bancada feminina ameaça políticas públicas para as mulheres
Serys propõe comissão para discutir reforma política sob a ótica da participação feminina