Serys: Febrasgo representa marco para a saúde da mulher
Ao homenagear a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), que completa 50 anos neste mês, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) declarou que essa entidade representa "um marco da comunidade médica brasileira no que concerne à saúde da mulher".
- Os ginecologistas e obstetras do país dedicam seus esforços e seus conhecimentos à preservação da vida e da saúde da mulher e, portanto, de sucessivas gerações de brasileiros e brasileiras - afirmou ela nesta terça-feira (20).
A senadora lembrou que a Febrasgo promove diversas ações visando ao aperfeiçoamento desses profissionais, como a realização de cursos, além de promover o intercâmbio com organizações médicas nacionais e estrangeiras. E também destacou que a entidade se preocupa com a detecção e a solução dos problemas do setor - especialmente no sistema público - e com as condições de trabalho da categoria.
Pesquisa
Como exemplo dessa preocupação, Serys citou a pesquisa da federação que procurou identificar e avaliar os desafios enfrentados pela categoria. Entre as conclusões do levantamento, está a de que os profissionais têm uma rotina desgastante, com condições inadequadas de trabalho e, não raro, baixa remuneração.
Os entrevistados, informou a senadora, indicaram, entre os principais problemas, as altas taxas de mortalidade materna, o elevado índice de cirurgias cesarianas, a frequente ocorrência de abortos inseguros, a banalização da violência contra a mulher e as dificuldades de acesso à informação.
Serys disse ainda que "quase a totalidade" dos médicos ouvidos defendeu a ampliação e a melhoria do atendimento pré-natal, a necessidade de qualificação do ensino médico, a intensificação das campanhas para prevenção da gravidez indesejada e a ampliação do acesso aos meios anticonceptivos.
20/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Representante da OMS destaca luta da Febrasgo na defesa da mulher
Eleição de uma mulher para a Presidência da República é um marco para militantes da causa feminina, diz Serys
Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys
Serys representa o Senado na Comissão Internacional do Clima
Serys: Paz no mundo depende de mais poder para a mulher
Serys pede maior mobilização para evitar violência contra a mulher