ELEIÇÕES : JÚLIO CAMPOS QUER EXTINÇÃO DE SEGUNDO TURNO PARA GOVERNADOR E PREFEITO
O senador Júlio Campos (PFL-MT) apresentou ontem (dia 5) proposta de emenda constitucional que extingue o segundo turno nas eleições para governador e prefeito. De acordo com o senador, "o segundo turno tem contribuído para inflacionar os custos das campanhas eleitorais, aumentando a influência do poder econômico no resultado das eleições".
Júlio Campos considera, em sua justificação da PEC, que o segundo turno é "ineficaz para o aperfeiçoamento do sistema eleitoral brasileiro", pois estimula a formação de acordos políticos e favorece o enfraquecimento partidário. Para o senador, a situação vaiagravar-se agora:
- Com a adoção do instituto da reeleição, os inconvenientes do segundo turno ampliam-se, pois o resultado do primeiro turno permitirá aos candidatos que forem à disputa do segundo ter em mãos o mapa da votação, permitindo aos que tenham maior poder econômico, ou que tenham, a seu favor, a máquina administrativa, exercer, com maior eficácia, sua ação junto às forças políticas regionalmente localizadas, assediando-as com promessas de vantagens ou ameaçando-as com retaliações - acentuou.
O senador disse que a Comissão Temporária presidida pelo senador Humberto Lucena (PMDB-PB) destinada a estudar a reforma político-partidária já aprovou, por larga maioria, a exclusão do segundo turno do texto constitucional. A seu ver, essa iniciativa "reflete a vontade da maioria do eleitorado brasileiro".
06/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ APROVA FIM DO SEGUNDO TURNO PARA GOVERNADOR E PREFEITO
JÚLIO CAMPOS: SEGUNDO TURNO FRUSTRA VONTADE POPULAR
Renan quer votações antes do segundo turno das eleições
Brasil acompanha segundo turno das eleições no Haiti
Zambiasi propõe segundo turno em eleições municipais
Votações em Plenário só após segundo turno das eleições