Eleito para a Corte de Haia, Cançado Trindade participará de audiência na CRE



Eleito para a Corte Internacional de Haia com a maior votação da história, o professor brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade participará na quinta-feira (18) de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ele deverá fazer uma exposição aos integrantes da comissão sobre o papel das cortes internacionais e a defesa dos direito humanos.

Cançado foi eleito juiz da corte no dia 6 de novembro e tomará posse em fevereiro em Haia, na Holanda. Ele recebeu os votos de 163 países representados na Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), onde foi aplaudido de pé. Também recebeu 14 dos 15 votos do Conselho de Segurança da ONU, onde foi registrada a abstenção dos Estados Unidos.

Professor de Direito Internacional Público da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Rio Branco, Cançado será o quinto brasileiro a integrar a Corte Internacional de Justiça. Antes dele, estiveram em Haia José Philadelpho de Barros Azevedo, de 1946 a 1951; Levi Fernandes Carneiro, de 1951 a 1955; José Sette Câmara, de 1979 a 1988; e Francisco Rezek, de 1996 a 2006. Ex-presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Cançado recebeu neste ano o IX Prêmio USP de Direitos Humanos, na categoria individual.

A Corte Internacional de Haia, fundada em 1945, é o principal órgão judiciário da ONU. Ela é composta por 15 juízes, dos quais cinco são renovados a cada três anos. Cançado foi, portanto, eleito juntamente com quatro outros juízes em novembro. Todos terão mandatos de nove anos.

Mineiro de Belo Horizonte, 61 anos, Cançado formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e tornou-se mestre e doutor em Direito Internacional pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ele é membro titular do Instituto de Direito Internacional da Academia de Direito Internacional de Haia.

A audiência pública será realizada a partir de requerimento apresentado pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O evento ocorrerá no Plenário 7 da Ala Senador Alexandre Costa.



11/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eleito diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo participará de audiência no Senado

Marco Maciel defende indicação de jurista para a Corte de Haia

Marco Maciel pede indicação de jurista para a Corte de Haia

Juiz eleito para Corte Internacional diz que Declaração dos Direitos Humanos influenciou constituições de diversos países

CAS TERÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE CONFERÊNCIA AMBIENTAL DE HAIA

CAE participará de audiência com ministros para debater apagão