Ellen Gracie, presidente do STF, lerá mensagem do Poder Judiciário
Em reunião na tarde desta sexta-feira (26), servidores do Senado Federal e da Câmara dos Deputados acertaram os últimos detalhes da instalação da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 53ª Legislatura do Congresso Nacional. A cerimônia está marcada para as 16h do dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira, no plenário da Câmara dos Deputados.
A mensagem presidencial, levada ao Congresso Nacional pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deverá ser lida pelo 1º secretário da nova Mesa do Congresso. A ministra Ellen Gracie Northfleet, presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF), que lerá a mensagem do Poder Judiciário, vai integrar a Mesa juntamente com os novos presidentes do Senado e da Câmara.
De acordo com os representantes dos cerimoniais e das secretarias de relações públicas de ambas as Casas, mais de 300 autoridades já estão convidadas para a cerimônia, incluindo aproximadamente 30 embaixadores que já confirmaram presença. Familiares e convidados dos senadores e deputados federais ficarão na galeria do Plenário da Câmara.
A solenidade terá início na frente do Congresso Nacional pouco antes das 16h, quando o Hino Nacional será executado pela Banda do Batalhão da Guarda Presidencial, ao mesmo tempo em que a bandeira nacional será hasteada nos mastros das duas Casas legislativas. Simultaneamente, o 32º Grupo de Artilharia de Campanha (Bateria Caiena) fará uma salva com 21 tiros de canhão. Logo depois o presidente da Mesa do Congresso, que é presidente do Senado Federal, passará em revista às tropas.
Já no Plenário da Câmara, o presidente do Congresso abrirá a 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 53ª Legislatura do Congresso Nacional, e o Hino Nacional será executado novamente. As mensagens do Executivo e do Judiciário serão entregues ao presidente do Congresso. A ministra Ellen Gracie lerá então a mensagem do Judiciário e logo depois o 1º secretário do Congresso Nacional lerá a mensagem presidencial. Em seguida, haverá pronunciamentos do presidente da Câmara e depois do presidente do Senado.
26/01/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
CNJ planeja estrategicamente o Poder Judiciário, diz Ellen Gracie
Presidente do STF, Ellen Gracie saúda Poder Legislativo
Ellen Gracie ressalta avanços alcançados no Judiciário
Automação do Judiciário economiza recursos e agiliza processos, diz Ellen Gracie
Em mensagem ao Congresso, Gilmar Mendes aponta modernização do Poder Judiciário
Lula lerá mensagem presidencial na sessão de abertura do Congresso