ELOI PORTELA DEFENDE PORTO PARA O PIAUÍ



O senador Eloi Portela (PPB-PI) defendeu a construção do porto de Luiz Correa, no Piauí, como condição essencial para a criação de mais um corredor de exportação para o Brasil. Conforme o parlamentar, integrando-se esse porto à hidrovia do rio Parnaíba, à ferrovia que interliga o litoral piauiense com Teresina, São Luiz e Fortaleza, e à malha rodoviária do estado, surge um corredor de transportes como os existentes no sul do país.

Em sua análise, um dos produtos que poderá ser transportado neste corredor é a soja produzida na cidade de Balsas (MA), que poderá chegar ao porto de Luiz Correia transportada pelo rio Parnaíba. Entre outros produtos que podem ter sua comercialização viabilizada pelo porto, Eloi Portela citou o côco babaçu, cuja casca pode ser utilizada como coque siderúrgico, e a cera de carnaúba.

Ele afirmou também que, por esse porto, o Piauí poderia importar fertilizantes e derivados de petróleo, que atenderiam o Piauí e várias cidades do Maranhão voltadas para o rio Parnaíba. Mas advertiu que tudo isso só será viável com a conclusão das obras iniciadas na década de 70 e com a implantação dos molhes que criaram uma área abrigada para a acostagem das embarcações.

Eloi Portela informou que, na década de 80, foi iniciado o cais, destinado a ter 250 metros de extensão, comprimento suficiente para o atracamento de um único navio. Ele explicou que a obra acabou sendo abandonada com somente 50 metros da estrutura do cais concluída e mais 50 metros com estacas cravadas no mar.

- Julgo ser um contra-senso manter essa obra abandonada, pois 80% do investimento já foi feito em quebra-mares e em parte da estrutura do cais -, argumentou o parlamentar.

Ele apelou para que a obra seja concluída, a fim de que o Piauí possa também ter um desenvolvimento econômico similar ao de outras unidades da federação.

03/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ELÓI PORTELA RECLAMA PROVIDÊNCIAS PARA COMBATE À SECA

ELÓI PORTELA QUER MODIFICAR DISPOSITIVO SOBRE REELEIÇÃO

Ministro Elói Ferreira defende aprovação do Estatuto da Igualdade Racial

PORTELA É CONTRA A EXTINÇÃO DA DELEGACIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO NO PIAUÍ

Heráclito critica promessa de ministro para porto no Piauí

Mão Santa pede a Lula para que libere recursos para porto no Piauí