Heráclito critica promessa de ministro para porto no Piauí



O senador Heráclito Fortes (PMDB-PI) criticou em Plenário, nesta segunda-feira (31), promessa de conclusão de obras no porto de Luis Correia, no Piauí, feita pelo ministro Pedro Brito, da secretaria Especial de Portos, que visitou o estado no final de semana, em companhia do governador Wellington Dias.

O senador considerou os recursos de R$ 12 milhões anunciados pelo ministro insuficientes para o término do porto. Ele apontou ainda vários problemas que, em sua avaliação, terão que ser superados para que a promessa de término do porto, feita pelo ministro, se concretize.

Um dos obstáculos, segundo ele, seria a dificuldade de o governo estadual fechar acordo com a empresa Indústria Naval do Ceará S. A. (Inace) para que não se estabeleça litígio judicial em torno do cancelamento do contrato de concessão, viabilizando, assim, a transferência de recursos federais para a obra. Outro problemaa ser superado, de acordo com Heráclito, seria o pouco tempo existentepara a modificação do projeto de engenharia, necessária para a execução da obra em etapas, e posterior realização de processo licitatório.

Heráclito considerou também inviável a possibilidade, aventada pelo ministro, de utilização do 3º Batalhão de Engenharia de Construções na execução das obras, uma vez que este já se encontra encarregado da Transposição do Rio São Francisco.

- Estou falando dessas questões para que não se coloque na cabeça do piauiense essa falsa imagem da inauguração em 2009 - alertou.

Em aparte, os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Mão Santa (PMDB-PI) parabenizaram Heráclito pelo seu pronunciamento.



31/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito reafirma necessidade de reativar porto no Piauí

Heráclito condena demora na conclusão das obras de porto no Piauí

Heráclito pede que se defina destinação do Porto Luiz Correia, no Piauí

Heráclito critica concessão de apenas R$ 1,3 mil para o Piauí combater os efeitos das enchentes

Heráclito Fortes critica anúncio de liberação de verbas para a construção de estradas pelo governo do Piauí

Heráclito critica tamanho do secretariado do Piauí