Elvino quer que relator considere declarações de Andres sobre jogo do bicho



O líder da bancada do PT, Elvino Bohn Gass, espera que o deputado Vieira da Cunha (PDT) leve em conta em seu relatório as declarações do presidente da CPI sobre o jogo do bicho. No último sábado, Bohn Gass apresentou à comissão de inquérito gravação de uma entrevista concedida a Rádio Sepé Tiaraju, de Santo Ângelo, em que o presidente da CPI, Valdir Andres (PPB), comenta o estouro de bancas do jogo do bicho, ocorrida na última quinta-feira, dia 8 de novembro. Bohn Gass quer que o presidente da CPI explique por que afirmou que a ação policial teve como objetivo intimidar deputados da CPI. “Queremos saber quais os deputados que se sentiram intimidados com a ação policial e por quê? Posso garantir que nenhum dos parlamentares de nossa bancada comunga deste sentimento”, declarou o petista.


Bohn Gass frisa ainda que, se o combate à contravenção intimida algum integrante da CPI, esse parlamentar não tem condições de participar de investigações sobre o tema. “No caso do presidente da CPI, a situação é mais grave. A declaração que ele fez à imprensa o descredencia para conduzir os trabalhos”, avalia.

O líder petista estranha ainda que o presidente da comissão de inquérito tenha afirmado ter conhecimento de que, dentro da própria chefia de polícia, fazem jogo do bicho. “É inconcebível que o presidente de uma comissão, que pretende investigar relações de bicheiros com o governo e o PT, omita essa informação da CPI. Só podemos concluir que não se trata de uma declaração séria. Do contrário, o deputado Andres teria coragem de apresentá-la formalmente à CPI”, frisa. Para o petista, a declaração do presidente da CPI retrata a tática da oposição: disseminar boatos de forma irresponsável, preservando fontes comprometidas ou pouco confiáveis.

Bohn Gass cobra também explicações sobre a afirmação de que o “jogo do bicho é um jogo inocente”. “Durante meses, o presidente da CPI classificou de a atividade de grave e irregular. Quando estouram uma banca em sua base eleitoral, a atividade passa a ser inocente. Trata-se, de no mínimo, uma contradição que precisa ser explicada”, salienta.

O petista afirma que ainda que se, a declaração proferida por Andres na rádio de Santo Ângelo for confirmada, a CPI deve, por coerência, retirar dos autos toda e qualquer referência em relação às acusações feitas pela oposição de que o prédio onde funciona a sede do PT foi comprado com dinheiro do jogo do bicho. “Os depoimentos dos doadores do Clube da Cidadania confirmaram a origem dos recursos, mas a oposição insiste na sua suspeita. No entanto, depois da declaração do presidente a tese oposicionista não tem mais nenhuma importância, pois, segundo ele, o dinheiro teria vindo de uma atividade inocente”, conclui.


11/12/2001


Artigos Relacionados


Andres considera evasivos depoimentos sobre inquérito do jogo do bicho

PT quer explicações sobre inquérito do jogo do bicho arquivado em 94

CPI vai ouvir delegados sobre jogo do bicho

TRE arquiva expediente sobre jogo do bicho e deputados

Relator quer ouvir Suassuna sobre declarações de ex-chefe de gabinete

Gomes aponta contradições nos depoimentos sobre jogo do bicho