Em 3 anos, AGU já desistiu de 3.645 recursos no TST



Iniciado em agosto de 2011, o Projeto de Desistência de Recursos, implementado pelo Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (DEPCONT/PGF), chegou ao total de 3.645 desistências, até setembro de 2013, que tramitavam no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Somente este ano, a Advocacia-Geral da União (AGU) desistiu de 631 processos.

O projeto foi idealizado pelo Departamento com objetivo de reduzir a litigiosidade no Judiciário. A iniciativa foi respaldada pela Portaria AGU nº 1.642/2010 e atualmente segue o previsto na Portaria AGU nº 46/2013, que autoriza a desistência de recursos interpostos nas execuções fiscais, em acordos e condenações na Justiça do Trabalho de contribuições previdenciárias de valores iguais ou inferiores a R$ 10 mil.

Somente em setembro de 2013 foram protocoladas pelos procuradores 72 desistências no TST. A desistência é feita também em recursos conflitantes com Súmula da AGU ou Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal, bem como naqueles que não preenchem requisitos essenciais de admissibilidade na Justiça.

Para o diretor substituto do Departamento de Contencioso, Gustavo Augusto Freitas de Lima, os números são históricos e contribuem para a redução da litigiosidade. "Iniciativas como essa evitam o prolongamento desnecessário de milhares de processos e poupam a Administração Pública e o Poder Judiciário de enormes prejuízos, o que revela a preocupação da Advocacia-Geral da União com a plena realização do interesse público", reforçou.

Com o projeto, o trabalho do Departamento está sendo executado em todos os gabinetes dos ministros do TST, mediante análise dos autos eletrônicos pelos procuradores federais que atuam no DEPCONT/PGF.

O DEPCONT é unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

Fonte:

Advocacia-Geral da União



25/10/2013 14:59


Artigos Relacionados


Malan: governo não desistiu de cobrar contribuição previdenciária dos inativos

Camata quer homenagear pai que não desistiu de encontrar o filho perdido na selva

Gilvam anuncia que desistiu de fazer pronunciamento contra Mário Couto

Governo não desistiu de medidas cambiais para impedir valorização do real, diz Mantega

Anibal Diniz informa que time de futebol do Acre desistiu de ação para se manter na Série C

Recursos em assistência social aumentam 13 vezes em 16 anos