Em fórum internacional, Ferraço defende retomada de negociações com os EUA



Convidado para um seminário sobre os Brics, em Nova York, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu, nesta segunda-feira (7), a retomada das negociações comerciais entre Brasil e EUA, prejudicadas desde o ano passado em decorrência de denúncias de espionagem americana contra autoridades brasileiras. Segundo ele, o fato de o país integrar os Brics - grupo que inclui ainda Rússia, Índia, China e África do Sul -, bem como outros grupos, não deve afetar o diálogo parceiros tradicionais.

- Nossa antiga parceria com os EUA, que envolve não apenas os governos, como também os agentes econômicos e comerciais e as sociedades de ambos os países, é madura o bastante para superar eventuais desentendimentos. A agenda positiva, que é ampla e significativa, sempre logrou sobrepor-se à negativa, que é episódica e se compõe de itens que tendem a ser transitórios - disse Ferraço, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE).

No discurso, proferido em evento realizado pelo Fórum das Américas, com participação de empresários, diplomatas e autoridades de vários países, Ricardo Ferraço destacou os avanços obtidos pelos Brics e lembrou que em breve deve ser iniciado o processo de criação de um banco do grupo para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. O passo deve ser formalizado na 6ª Cúpula dos Brics, prevista para julho, em Fortaleza.



07/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pimentel defende retomada da discussão do sistema cambial para negociações multilaterais

Requião defende PEC que permite ao Congresso acompanhar negociações sobre comércio internacional

Retomada de negociações com União Europeia agrada parlamentares

Azeredo comemora retomada de negociações entre Mercosul e Comunidade Europeia

Maria do Rosário pede retomada de negociações junto ao Governo Federal

Haddad pede suspensão de greve dos técnicos das universidades federais para retomada de negociações