Em homenagem às mulheres, Alvaro Dias lembra paranaense que salvou judeus na Alemanha nazista



O líder do PSDB no Senado Federal, senador Alvaro Dias (PR), prestou homenagem às mulheres, nesta quarta-feira (7), em Plenário, na figura da paranaense Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (1908-2011).

- Aracy Guimarães Rosa merece todas as homenagens por ter ousado, inclusive com risco pessoal, em nome da solidariedade humana, desafiar a ditadura do Estado Novo, que dominava o Brasil no final dos anos 30. E mais que isso, vivendo naquela época na Alemanha, corajosamente desafiou também o nazismo, que já assumira o poder e começava a sua implacável perseguição aos judeus – explicou.

Poliglota, a brasileira trabalhou no consulado brasileiro de Hamburgo, na Alemanha, durante a ditadura de Adolf Hitler (1889-1945), na seção de passaportes. Aracy decidiu ignorar a circular secreta expedida pelo governo brasileiro, que restringia a entrada de judeus no Brasil. Ela simplesmente deixava de identificar as pessoas como judias. Seu nome hoje está inscrito no Jardim dos Justos entre as Nações, no memorial Yad Vashem, o Museu do Holocausto, em Israel.

- A nossa homenagem às mulheres na figura de uma heroína paranaense – disse.

Nascida em Rio Negro aos 5 de dezembro de 1908, informou o senador, Aracy foi uma “figura admirável”, mas “pouco enaltecida em seu próprio país” e também no Paraná, seu estado natal. De acordo com Alvaro Dias, Aracy desafiou a ditadura do Estado Novo (1937-1945), e também a ditadura nazista alemã, conseguindo vistos e passaportes para que judeus conseguissem fugir da Alemanha, inclusive para o Brasil, sem serem identificados pelos nazistas nem por governos simpáticos ao regime alemão, como era o brasileiro em grande parte daquele período.

Segundo Alvaro Dias, a brasileira chegou a esconder e transportar clandestinamente judeus alemães para que escapassem de serem presos.

O senador lembrou ainda que Aracy foi casada com um dos maiores escritores brasileiros, João Guimarães Rosa, e também chegou a ajudar artistas e intelectuais perseguidos pela ditadura militar iniciada em 1964.



07/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


ÁLVARO DIAS HOMENAGEIA ESTUDANTE PARANAENSE

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias registra falecimento de economista paranaense

Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção

Alvaro Dias parabeniza prefeito paranaense por iniciativa anticorrupção

Alvaro Dias lamenta assassinato do escritor paranaense Wilson Bueno