Em manifesto entregue a Sarney, municípios pedem encontro de contas com a Previdência



A Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que reuniu nesta quarta-feira (11) cerca de 600 prefeitos no Encontro Municipalista sobre Previdência, realizado no auditório Petrônio Portela do Senado Federal, entregou ao presidente do Congresso Nacional, José Sarney, o documento O Impacto da Previdência nas Finanças Municipais.

No manifesto, os prefeitos solicitam que o Congresso e a Secretaria das Relações Institucionais, da Presidência da República, atuem no sentido de promover um encontro de contas entre os municípios e o Regime Geral de Previdência Social. Pela manhã, Paulo Ziulkoski, presidente da CNM, afirmou que somente o INSS deve mais de R$ 25,4 bilhões aos municípios. Em relação aos débitos, Ziulkoski disse que a Secretaria do Tesouro Nacional estima em R$ 22 bilhões a dívida dos municípios com o órgão previdenciário.

Os administradores sugerem que seja estabelecido um regramento específico para o regime, a ser determinado por Comitê Gestor de Revisão da Dívida, no qual teriam participação paritária os órgãos de governo e a CNM. Eles também requerem, entre outras medidas, que, até a realização desse encontro de contas, sejam suspensos os descontos automáticos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) correspondentes aos parcelamentos das dívidas previdenciárias.

De acordo com a CNM, que assina o manifesto, o montante do endividamento municipal para com a previdência geral inviabiliza a gestão pública dos municípios. Além disso, prossegue o documento, os parcelamentos da dívida previdenciária municipal, embora pagos corretamente, demonstram que o endividamento apenas aumenta por força dos índices de correção, o que acaba por anular todo o pagamento já realizado pelos municípios.

As providências citadas seriam "a única forma de viabilizar as administrações municipais no enfrentamento da atual crise financeira e de realizar justiça com os entes públicos municipais".

11/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reitores pedem a Sarney mudanças na reforma da Previdência

Tião Viana recebe manifesto de procuradores da Amazônia Legal que pedem reforma tributária com proteção ambiental

Sarney recebe manifesto em defesa do MST

Sarney recebe manifesto contra desarmamento

Defensores de cotas em universidade entregam manifesto a Sarney

Defensores de cotas em universidades vão entregar manifesto a Sarney