Em primeira viagem oficial ao Brasil, Lugo visita o Senado



O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, será recebido nesta quinta-feira (7), às 11h, pelo presidente do Senado, José Sarney, no Salão Nobre. Em sua primeira visita oficial ao Brasil, Lugo chega ao país no momento em que procura obter do governo brasileiro um aumento do valor pago pelo uso da parte paraguaia da energia produzida pela usina hidrelétrica binacional de Itaipu.

VEJA MAIS

Desde a campanha eleitoral que o levou à presidência do país vizinho, Lugo vem questionando a legitimidade da dívida contraída pelos dois países para a construção da usina hidrelétrica, que responde por aproximadamente 20% da energia consumida no Brasil. Além disso, vem reivindicando um aumento significativo dos valores pagos pelo Brasil pela utilização da energia que pertence ao Paraguai.

Segundo o Tratado de Itaipu, firmado pelos dois governos em 1973, a energia produzida pela hidrelétrica será dividida em duas partes iguais entre Brasil e Paraguai. Fica ainda estabelecido o direito de um país adquirir a energia que não for utilizada pelo outro para seu próprio consumo. Como o Paraguai não chega a consumir 10% de toda a energia produzida por Itaipu, esse país tem vendido, desde o início, parte de sua energia ao Brasil.

Ao mesmo tempo em que solicita a revisão dos valores pagos pelo Brasil, o novo governo paraguaio reivindica a possibilidade de vender a terceiros países a parte que lhe cabe da energia produzida pela hidrelétrica binacional. Países como o Chile teriam interesse em adquirir parte dessa energia, segundo têm argumentado negociadores paraguaios. Mesmo que houvesse essa possibilidade, porém, a falta de linhas de transmissão em território paraguaio poderia vir a dificultar a efetiva venda de energia a outros países.

Durante a visita oficial, o governo brasileiro poderá apresentar a Lugo uma proposta de acordo em relação ao Itaipu. A oferta brasileira deve incluir pontos como o aumento do valor pago pela energia cedida pelo Paraguai e o financiamento da construção de novas linhas de transmissão de energia em território paraguaio.

Marcos Magalhães / Agência Senado



06/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Chávez fará em maio primeira visita oficial ao Brasil no governo Dilma

Senadores realizam primeira visita oficial ao Suriname

Ministra dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca realiza visita oficial no Brasil

Dalva Maria Mendes se torna a primeira oficial-general das Forças Armadas do Brasil

Alvaro Dias relata visita ao Paraguai e volta a defender legalidade de ‘impeachment’ de Lugo

Presidente da França inicia visita oficial ao Brasil nesta quinta-feira