Em reunião com Sarney, oposição uruguaia defende integração mais rápida no Mercosul



O presidente do Senado, José Sarney, conversou ao final da manhã desta quinta-feira (26) com o ex-prefeito de Montevidéu, Tabaré Vázquez, que estava acompanhado do vice-presidente do Senado uruguaio, Reinaldo Gargano, e do senador Rafael Michelini, líder do partido Nuevo Espacio. Eles defenderam maior impulso ao processo de integração dos países que compõem o Mercosul.

Vázquez, que também preside o Encontro Progressista-Frente Ampla do Uruguai, informou que durante a conversa com o presidente José Sarney o grupo esclareceu que apesar de o atual governo do Uruguai, ao qual eles fazem oposição, não manifestar com clareza apoio ao Mercosul, existem forças políticas naquele país que defendem a integração.

O partido Nuevo Espacio, explicou o prefeito, é hoje a primeira força política uruguaia. Ele afirmou que seu grupo considera fundamental e prioridade estratégica o incremento da integração política e cultural dos países integrantes do Mercosul.

- Um Mercosul forte é, aliás, o primeiro passo para que esses países possam negociar, em bloco, uma futura integração à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e talvez a um bloco ainda maior de todo o continente americano - disse Vázquez.

O senador José Maranhão (PMDB-PB) também acompanhou a audiência.



26/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reunião do Mercosul Social debate rede de integração entre os povos

Mercosul define ações para integração industrial em reunião nesta 5ª.

Integração por setores teria evitado 'dores de cabeça' do Mercosul, diz Sarney

Duhalde defende uma maior integração no Mercosul

JUCÁ DEFENDE INTEGRAÇÃO DA VENEZUELA AO MERCOSUL

Brasil defende integração das cadeias produtivas do Mercosul