JUCÁ DEFENDE INTEGRAÇÃO DA VENEZUELA AO MERCOSUL
A integração de todos os países sul-americanos ao Mercosul, em especial o ingresso da Venezuela, foi defendida hoje (dia 4) pelo senador Romero Jucá (PFL-RO). Ele acredita que a complementaridade econômica proporcionada pela inclusão desse país ao Mercosul irá beneficiar os Estados do Norte brasileiro, principalmente Amazonas e Roraima. Para o senador, este é o momento ideal para o Brasil atuarno sentido de construir, com competência, a parte Norte do Mercosul.
- O livre comércio entre Venezuela e Brasil - argumentou o senador - permitirá suprimento de combustíveis e energia elétrica, a custos inferiores, a roraimenses e amazonenses. Além disso, estimulará a integração dos transportes, o combate ao narcotráfico, a pavimentação da BR-174, a continuação da linha de transmissão de Gúri, da Venezuela até o Amazonas, e a criação da Petroamérica,assuntos em pauta nas relações bilaterais.
Chile, Equador, Peru, Bolívia e Venezuela serão, certamente, segundo Jucá, os próximos parceiros na criação da Área de Livre Comércio Sul-Americana (ALCSA). O senador Romero Jucá é o único representante da Região Norte na Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, criada pelo Congresso Nacional.
04/08/1995
Agência Senado
Artigos Relacionados
JUCÁ DEFENDE INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE PAÍSES DO MERCOSUL
Integração da Venezuela ao Mercosul repercute em Montevidéu
Cerimônia de integração da Venezuela ao Mercosul acontece nesta terça (31)
Celso Amorim vê Venezuela no Mercosul como impulso à integração sul-americana
Jucá comemora ingresso da Venezuela no Mercosul.
Romero Jucá comemora ingresso da Venezuela no Mercosul