Em visita ao Congresso, presidenta do Chile defende integração sul-americana
A presidenta do Chile, Michelle Bachelet, em visita oficial ao Brasil, foi homenageada em sessão solene do Congresso Nacional na tarde desta terça-feira (11). Em seu discurso, a presidenta enfatizou as semelhanças entre seu país e o Brasil e defendeu o trabalho conjunto em favor da integração das demais nações da América do Sul e do Caribe. Entre as ações concretas, ela sugeriu a busca de uma solução energética comum. Bachelet disse que o Chile tem uma democracia consolidada e vive um forte processo de mudança cultural, que transparece de várias maneiras, sendo sua eleição um exemplo dessas mudanças.
O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse que o Chile sempre mereceu lugar especial na política externa do Brasil e elogiou o governo Bachelet, que "inova ao priorizar um intenso combate à desigualdade social".
O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo, expressou confiança de que o Chile, o Brasil e outros países da América Latina possam estabelecer relações equilibradas e democráticas.
- O exemplo do Chile é fundamental para a unidade da América do Sul em torno de um projeto de sociedade harmônica, generosa e fraterna - declarou.
O senador Jefferson Péres (PDT-AM), autor do requerimento para a homenagem, foi o primeiro orador a ocupar a tribuna. O parlamentar destacou o relacionamento cordial entre os dois países e o passado marcado por semelhanças, como nas crises políticas que cercaram os presidentes Getúlio Vargas, no Brasil, e Salvador Allende, no Chile
Antes da sessão solene no Congresso, Bachelet recebeu o título de doutora honoris causa da Universidade de Brasília (UnB), participou de reunião com ministros e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto e visitou o Supremo Tribunal Federal (STF).
11/04/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Durante visita ao Peru, Pimentel defende integração latino-americana
Congresso recepciona presidenta do Chile nesta terça-feira
Ex-presidente da Guatemala visita Sarney e pede maior integração latino-americana
Osvaldo Sobrinho defende aumento da integração sul-americana
Paim defende benefícios para empreendimentos que favoreçam a integração sul-americana
Chile e Brasil querem fortalecer Comunidade Sul-americana