Embaixador pretende trocar informações com a Grécia sobre Jogos Olímpicos
O governo brasileiro deverá propor à Grécia, onde foram realizados os Jogos Olímpicos de 2004, um intercâmbio de informações sobre a organização do evento, como forma de ajudar a preparar as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Esta será uma das prioridades do futuro embaixador brasileiro em Atenas, Oto Agripino Maia, cuja indicação para o cargo recebeu nesta quinta-feira (11) o apoio unânime da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
- O Rio tem muito a aprender com a experiência de Atenas - disse Maia, ao apresentar seu plano de trabalho aos senadores.
O embaixador, cuja indicação ainda terá de ser submetida ao Plenário, anunciou que também pretende aumentar e diversificar as exportações de produtos brasileiros para a Grécia, dominadas atualmente por produtos básicos como café e óleo de soja. Para isto, ele pretende contar com a ajuda de trading companies [empresas especializadas no comércio internacional] gregas, juntamente com as quais poderia vender produtos brasileiros a outros mercados. Além disso, ele anunciou a intenção de estabelecer um conselho empresarial bilateral em Atenas.
Em 2008, as exportações brasileiras para a Grécia somaram US$ 332 milhões, enquanto as importações se limitaram a US$ 66,8 milhões. A corrente de comércio, que representa a soma de exportações e importações, teve uma redução de 3% em relação a 2007.
Em sua exposição aos senadores, Maia informou que o déficit público na Grécia terá de ser reduzido dos 12,7% do Produto Interno Bruto (PIB) registrados em 2009 para 8,7% do PIB em 2010, por determinação da União Europeia. E ainda terá de cair para 3% do PIB até 2012. A dívida pública da Grécia alcança hoje 130% do PIB, como lembrou o embaixador, e já existe o temor de que ela indique a existência de uma "crise sistêmica" em toda a zona do euro. Os próximos países que poderiam enfrentar dificuldades, mencionou, seriam Portugal, Irlanda, Itália e Espanha.
A indicação de Maia contou com o voto favorável do relator, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), e recebeu o apoio, durante a reunião, dos senadores Marco Maciel (DEM-PE), Augusto Botelho (PT-RR), Romeu Tuma (PTB-SP), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Eduardo Suplicy (PT-SP), Inácio Arruda (PCdoB-CE), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Marcelo Crivela (PRB-RJ). Todos elogiaram a atuação de Maia à frente da Subsecretaria-geral do Ministério das Relações Exteriores para as Comunidades Brasileiras no Exterior.
Marcos Magalhães / Agência Senado
11/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Embaixador da Grécia visita Assembléia
CRE deve votar indicação de embaixador para Grécia
Jayme Campos contesta notícia de que pretende trocar Democratas pelo PR
Paulo Bernardo pretende trocar multas de operadores de telefonia por mais obrigações de serviços
Rio de Janeiro recebe o bastão dos Jogos Olímpicos
Candidatura do Rio aos Jogos Olímpicos está na pauta da CE