Paulo Bernardo pretende trocar multas de operadores de telefonia por mais obrigações de serviços
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (30) que o governo estuda a possibilidade de reverter as multas devidas pelas concessionárias de telefonia à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) por novas obrigações de prestação de serviços. Segundo ele, há multas, que devem vencer em breve, em valores que chegam a R$ 400 milhões. Nos próximos dois anos, entretanto, o total pode chegar a R$ 6 bilhões.
“Se for razoável para a empresa, para o estado e para o cidadão, poderemos conversar”, disse. De acordo com Paulo Bernardo, o Ministério das Comunicações já pediu um estudo sobre o tema para a Anatel, mas o processo ainda pode levar alguns meses, porque outros órgãos deverão ser consultados, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal (MPF).
Durante a audiência pública, o ministro defendeu a redução gradativa do valor da assinatura básica da telefonia fixa e também do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelos estados em cima do serviço. Segundo ele, a maior parte das unidades da federação cobra de 27% a 30% de imposto sobre a telefonia. “Eu sei que isso é um problema enorme para o estado, mas se fizer um plano de baixar gradativamente, não vai arrebentar os estados e com certeza vai vender mais e em pouco tempo, com carga tributária menor, vai deslanchar o setor”.
O ministro garantiu que a tarifa de interconexão entre as operadoras sofrerá uma redução real de 26% até 2014, o que deverá baixar o custo da telefonia celular pré-paga, que atualmente chega a ter tarifas 2,5 vezes maiores que as da telefonia pós-paga. “É uma contradição porque, normalmente, quem usa o pré-pago paga antecipadamente, e geralmente é a camada mais pobre da população”, disse Paulo Bernardo.
Fonte:
Agência Brasil
30/05/2012 19:09
Artigos Relacionados
Paulo Bernardo debaterá celulares 4G e telefonia móvel rural na CCT
Operadores de telefonia participam de reunião de hoje da CPI da Pedofilia
CAE vota novos limites para multas a empresas que descumprirem obrigações tributárias acessórias
Embaixador pretende trocar informações com a Grécia sobre Jogos Olímpicos
Jayme Campos contesta notícia de que pretende trocar Democratas pelo PR
Valmir diz que impostos sobre serviços de telefonia no Brasil são os mais altos do mundo