Embaixadora dos EUA envia respostas a senadores da CRE



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Eduardo Suplicy (PT-SP), distribuiu, na reunião desta quinta-feira (10), documento em que a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Donna Hrinak, responde às perguntas feitas pelos senadores na reunião da CRE do último dia 3 de abril. Na ocasião, alegando outros compromissos no horário, Hrinak não respondeu às questões formuladas pelos senadores.

No documento, a embaixadora afirma que os Estados Unidos têm a intenção de trabalhar em -estreita parceria- com a Organização das Nações Unidas (ONU) na reconstrução do Iraque e transferir o governo para as mãos dos iraquianos -o mais breve possível-. Para regulamentar esses aspectos, continuou, o Conselho de Segurança da ONU deve elaborar resoluções. Sobre o petróleo, Hrinak diz que a produção e a comercialização devem passar rapidamente para a administração de uma autoridade iraquiana autônoma.

-Estamos na expectativa do dia em que a riqueza gerada pelo petróleo do Iraque seja usada para atender as necessidades econômicas e sociais da população e não desperdiçada em armas de destruição em massa, palácios suntuosos e guerras de agressão aos vizinhos-, afirma Hrinak.

A embaixadora diz ainda que os Estados Unidos defendem a constituição de um Estado palestino comprometido com o fim do terrorismo e com a paz com Israel. Por outro lado, continua, Israel deve tomar as medidas para acabar com o sofrimento e a humilhação diária dos palestinos, investindo ainda na economia palestina.

Hrinak, em resposta a pergunta do senador Hélio Costa (PMDB-MG), afirma que os Estados Unidos têm a imprensa mais livre do mundo e que o debate sobre a guerra no Iraque é aberto e vibrante. Para isso, lembra, o Pentágono permitiu que jornalistas fossem incorporados a unidades militares.

Na reunião, os senadores da CRE aprovaram ainda relatório do senador Luiz Otávio (PMDB-PA), favorável ao projeto de decreto legislativo que aprova o texto do acordo de cooperação naval entre Brasil e Namíbia.



10/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Embaixadora dos EUA pede reunião reservada e sai antes de responder a senadores

Suplicy: governadora do Pará envia nota aos senadores

CCJ ENVIA AO PLENÁRIO PEDIDOS DE LICENÇA PARA PROCESSAR SENADORES

Renan envia ao Conselho de Ética representação contra senadores

Renan envia carta aos senadores rebatendo denúncia da revista 'Veja'

Caixa envia esclarecimentos aos senadores sobre pagamento do Bolsa Família