Embalagens de leite conterão calendário de vacinas infantis



As embalagens de leite tipo "C" e "B" deverão trazer impresso o calendário de vacinas infantis obrigatórias, adotado pelo Ministério da Saúde, e o descumprimento dessa norma sujeitará seus infratores às sanções da legislação sanitária federal. Projeto nesse sentido foi aprovado nesta quarta-feira (24) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Originário da Câmara dos Deputados, o projeto (PLC 68/06) objetiva alertar a população sobre a importância e a obrigatoriedade das vacinas infantis e, com isso, reduzir o número de pais que deixam de vacinar os filhos, impedindo assim que o Brasil controle uma série de doenças. Relator do texto, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) apresentou parecer favorável, definindo o projeto como inovador.

Autor da matéria, o deputado Enio Bacci (PDT-RS) justificou sua iniciativa argumentando que os maiores consumidores de leite são as crianças, daí por que caixas, sacos e garrafas com esse produto podem servir como veículo de propaganda da vacinação. Ele também disse não acreditar que essa impressão acarrete despesas para a indústria de leite.

De acordo com o projeto, as empresas produtoras de leite receberão do Ministério da Saúde o quadro atualizado do calendário de vacinas vigente no país. As embalagens que estiverem em desacordo com essa determinação deverão ser recolhidas pelo órgão de fiscalização do governo federal.



24/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto exige que embalagens de leite mostrem calendário de vacinas infantis

Embalagens de substitutos do leite materno conterão advertências

Embalagens de produtos infantis deverão conter alerta contra pedofilia

Projeto obriga embalagens de produtos infantis a conterem alerta contra pedofilia

Confira o calendário de vacinas no Estado de São Paulo

Conheça o calendário de vacinas no Estado de São Paulo