Embrapa divulga pesquisa sobre qualidade do leite em Alagoas
Os principais objetivos eram analisar a presença de doenças, o nível de higiene e a contaminação do produto
A Embrapa divulgou, na última semana, o resultado da pesquisa que avaliou cerca de 70 pequenos criadores de gado de leite em Alagoas, observando as condições de produção e qualidade do leite da agricultura familiar em oito municípios alagoanos, que durante o processo foram capacitados e receberam kits de ordenha manual higiênica.
Em cada local, os agricultores receberam acompanhamento intensivo durante um ano. Nesse período, eram feitas coletas mensais de leite e enviadas para análise na Embrapa Gado de Leite, em Minas Gerais. “O principal motivo era analisar a Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem de Bactérias Total (CBT) do leite, pois isso define se a vaca está com a doença chamada mastite ou qual o nível de higiene e contaminação do produto”, explicou a zootecnista Ana Cláudia Nobre, extensionista da Gerência Regional da Seagri no Agreste.
Segundo ela, a mudança dos produtores na forma de fazer a ordenha foi significativa e a aceitação ao novo hábito de ordenhar foi muito positiva. “Não encontramos muita resistência. Eles percebiam o quanto era importante obter um leite com mais qualidade. Os reflexos disso tanto chegam ao consumidor final quanto à indústria, que aos poucos vai reconhecer esse produto melhor”, enfatizou a zootecnista.
Após o repasse dos kits de ordenha manual higiênica, conta a extensionista, os índices de CCS e CBT foram melhorados, ficando dentro das normas exigidas pela instrução normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Qualidade
A pesquisa conduzida pela Embrapa e Seagri foi acompanhada pela indústria de laticínios, que adquire os produtos dos agricultores familiares do Agreste. Em Craíbas, um laticínio que antes comprava o leite por R$ 0,75 cada litro passou a comprar por R$ 0,80.
“Isso é mais renda para o agricultor familiar, que se reflete em qualidade de vida para as famílias do campo. Por isso que apoiamos ações como essa, de capacitação e difusão de tecnologia, tendo em vista que os resultados são práticos e chegam diretamente a quem precisa”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho.
Leia mais:
Indústria deverá informar preço pago pelo leite aos produtores antes da entrega
Ministério aumenta controle em produtos de origem animal
Ministro da Agricultura defende setor de lácteos e garante apoio às cooperativas
Fonte:
02/07/2012 17:59
Artigos Relacionados
Embrapa vai monitorar qualidade do leite no Rio Grande do Sul
Embrapa investe em equipamentos para padronizar qualidade do leite produzido no Sul
Evento: Debate sobre qualidade do leite será realizado na Esalq - USP
Relator da CPI do Leite adverte sobre qualidade do tipo longa vida
Iniciada pesquisa sobre uso de medicamentos na Paraíba e Alagoas
Consumidor terá banco de dados sobre a qualidade do leite vendido em São Paulo