Embrapa investe em equipamentos para padronizar qualidade do leite produzido no Sul



A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) se reuniu com a Cooperativa Sul-Rio Grandense de Laticínios (Cosulati) para estabelecer um plano de ação em prol da qualificação da produção leiteira na região sul do Rio Grande do Sul


Para melhorar a análise do produto, a Embrapa Clima Temperado está recebendo duas novas linhas de equipamentos que serão incorporadas ao Laboratório de Qualidade (Lableite). Os equipamentos de última geração fazem parte da política de qualidade do leite do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com os novos equipamentos, o Lableite poderá atender todos os produtores da região, conforme determina instrução normativa do Mapa, que estabelece padrões de qualidade para o leite produzido no Brasil.


Segundo o superintendente Jones Raguzoni, a reunião entre a Cosulati e a Embrapa teve como objetivo fortalecer a parceria institucional entre as instituições, tanto através da elaboração de uma estratégia que permita a transferência de tecnologias para os produtores quanto visando a utilização do laboratório de qualidade do leite da Embrapa.


O leite é considerado uma fonte de agregação de valor para a agricultura familiar na região, especialmente em função das características do rebanho local. “A região possui enorme potencial para a produção de leite de elevada qualidade. As características existentes garantem um diferencial para a produção local, que não são encontradas em outras regiões do Brasil devido, principalmente, às características climáticas e culturais”, disse o Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior.


Fonte:
Embrapa



01/07/2010 17:48


Artigos Relacionados


Embrapa vai monitorar qualidade do leite no Rio Grande do Sul

Embrapa divulga pesquisa sobre qualidade do leite em Alagoas

Nova grife Daspre oferece artesanato de qualidade produzido por detentas

Educação investe R$617 mil em equipamentos para a rede estadual

Ministério da Justiça investe na compra de equipamentos para perícia

Cetesb tem novos equipamentos para avaliar qualidade do ar