Emenda de Sebastição Rocha permite clonagem para fins terapêuticos



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) apresentou nesta quarta-feira (26), junto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), emenda que modifica projeto sobre clonagem humana, com o objetivo de garantir a manipulação do genoma humano de células somáticas, no todo ou em parte, para fins de clonagem terapêutica. O texto continua proibindo a clonagem para fins reprodutivos.

A emenda é fruto das discussões ocorridas durante o I Seminário sobre Clonagem Humana, realizado no Senado nos dias 11 e 12, ocasião em que cientistas, pesquisadores e antropólogos deixaram bem claras as diferenças entre clonagem terapêutica e clonagem reprodutiva.

A primeira tem por objetivo a cura de doenças degenerativas como o mal de Parkinson, a distrofia muscular e a esclerose lateral amiotrófica. Já sobre a segunda, não houve consenso sobre a sua efetiva possibilidade, nem sobre suas conseqüências, conforme afirmaram os cientistas durante o evento.

Justificando a emenda, Sebastião Rocha afirmou que sua proposição tem a finalidade de atender anseios da comunidade científica, bem como preencher expectativas sociais em torno da matéria, considerando que o desenvolvimento da tecnologia terapêutica pode representar uma verdadeira revolução em termos médicos e de saúde pública.



26/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa clonagem para fins terapêuticos

Seminário registra consenso favorável a clonagem para fins terapêuticos

Maguito apóia uso de células-tronco com fins terapêuticos

Sebastião Rocha admite clonagem terapêutica

Sebastião Rocha anuncia mudanças no projeto de lei da clonagem

Sebastião Rocha quer proibir clonagem humana no Brasil