Seminário registra consenso favorável a clonagem para fins terapêuticos



A clonagem como técnica para fins terapêuticos foi consenso entre os participantes do Seminário sobre Clonagem Humana, realizado de terça a quarta-feira (11 e 12) no Senado. No entanto, especialistas no assunto não foram unânimes a respeito de como se daria a clonagem, se a partir de células adultas ou de embriões não aproveitados.

Autor de projeto de lei que proíbe totalmente a técnica, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) anunciou que pretende mudar sua proposta. Ele disse que as pesquisas avançaram e os novos resultados demonstraram as possibilidades da clonagem humana para fins terapêuticos.

- Acredito que agora não cabe mais proibir qualquer tipo de clonagem. Nós podemos proibir, sim, a clonagem reprodutiva, que visa criar um novo ser humano. Mas temos que permitir a clonagem terapêutica a partir de células de adultos e de cordão umbilical - disse Rocha.

O presidente da Sociedade Brasileira de Bioética e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), Volney Garrafa, criticou a intolerância das pessoas em relação ao assunto. Volney defendeu a clonagem para fins terapêuticos a partir de células de embriões. Segundo ele, os países de terceiro mundo podem ficar para trás.

- Caso a prática não seja aprovada, daqui há alguns anos o Brasil vai estar pagando caro para comprar tecnologia de países que, como a Inglaterra, estão avançados em pesquisas sobre o assunto - afirmou Volney Garrafa.

O projeto de lei sobre clonagem humana está em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Antes de colocar a matéria em votação, Sebastião Rocha pretende promover outros debates, devido à complexidade e importância do assunto.

A sessão de encerramento do seminário sobre clonagem humana, realizado no auditório Petrônio Portella, contou com a participação dos senadores Sebastião Rocha, Tião Viana (PT-AC) e Leomar Quintanilha (PFL-TO).



12/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ analisa clonagem para fins terapêuticos

Emenda de Sebastição Rocha permite clonagem para fins terapêuticos

Maguito apóia uso de células-tronco com fins terapêuticos

CCJ aprova nomes para seminário sobre clonagem

SEMINÁRIO SOBRE CLONAGEM E TRANSGÊNICOS É ENCERRADO

SEMINÁRIO NO SENADO DEBATERÁ.CLONAGEM E TRANSGÊNICOS