Emilia anuncia 3ª edição do Fórum Social Mundial
Os efeitos da política armamentista do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e as fraudes contábeis descobertas em grandes empresas norte-americanas estão entre os principais temas da agenda de debates da 3ª edição do Fórum Social Mundial, que acontece de 23 a 28 de janeiro de 2003, em Porto Alegre (RS). O evento, que tem o lema -A Paz é Possível-, foi anunciado pela senadora Emilia Fernandes (PT-RS).
-Os riscos que esse cenário coloca são evidentes, representando um dos principais desafios estratégicos para as forças políticas articuladas em torno do Fórum Social Mundial-, afirmou. Segundo Emilia, cinco eixos temáticos devem nortear a próxima edição do evento: desenvolvimento democrático e sustentável; princípios e valores, direitos humanos, diversidade e igualdade; mídia, cultura e contra-hegemonia; poder político, sociedade civil e democracia; e ordem mundial democrática, luta contra a guerra e pela paz.
O fórum de 2003 também deve contar com novidades, como as mesas de controvérsia e diálogo, destinadas à promoção de debates com chefes de governo, representantes de partidos políticos e da Organização das Nações Unidas (ONU). Além de uma grande conferência em torno de cada um dos eixos temáticos, estão agendados seminários, painéis e oficinas sobre assuntos correlatos a esses temas, garantindo-se ainda um espaço para testemunhos de personalidades com trajetórias de vida dedicadas à defesa da liberdade e dignidade humanas.
Fóruns regionais
Emilia Fernandes comentou ainda a programação de fóruns sociais de caráter regional, a serem realizados de novembro de 2002 a novembro de 2003 na Itália (Fórum Social Europeu), na Índia (Fórum Social Asiático), no Brasil, em Belém (Fórum Social Pan-Amazônico) e na Espanha (Fórum Social Mediterrâneo). Entendimentos também estão sendo feitos para a promoção do Fórum Social Pan-Americano e do Fórum Social Temático Palestina.
Na opinião da senadora petista, esses encontros -reforçam a articulação política internacional e podem contribuir com uma alternativa à agenda militarista norte-americana, estendendo e consolidando o processo de mundialização do movimento que luta por uma globalização solidária e por um novo patamar na relação político-econômica entre as nações-. O Fórum Social Mundial foi concebido, de acordo com Emilia, como uma contraposição ao Fórum Econômico Mundial, onde são formuladas, há mais de 30 anos, -as estratégias e políticas neoliberais impostas ao mundo todo-.
10/10/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Emilia anuncia o 2º Fórum Mundial Social em Porto Alegre
Emilia relata resultados do Fórum Mundial da Educação
Emilia aponta desafios do Fórum Mundial de Educação
Assembléia irá participar do Fórum de Prefeitos no Fórum Social Mundial em 2002
Emilia Fernandes faz balanço de fórum contra exclusão social
Emilia Fernandes: fórum social é marco na vida da humanidade