Emilia aponta desafios do Fórum Mundial de Educação



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) disse que os principais desafios do Fórum Mundial de Educação - que se realiza em Porto Alegre, de 19 a 22 de janeiro de 2003 - são -mobilizar a energia criadora dos educadores, estudantes e dos movimentos sociais, assegurando infra-estrutura, reafirmando a escola pública como espaço de solidariedade e de construção da nação-. O fórum precede e integra as atividades do Fórum Social Mundial, que acontece na mesma cidade entre os dias 23 e 28 de janeiro do ano que vem, com o tema A Paz é Possível.

O tema central do Fórum Mundial de Educação - Educação e Transformação - será discutido em três conferências, dez debates temáticos, sete debates especiais, 35 debates de programação simultânea e cerca de 2 mil relatos temáticos, conforme informou a parlamentar. A programação oficial do fórum foi proposta e discutida pelas 21 entidades nacionais e internacionais que fazem parte de seu Comitê Político e homologadas pelo Comitê de Organização, do qual fazem parte outras 83 entidades.

Está programada a participação de 156 conferencistas e debatedores de 30 países. São esperados 20 mil participantes- 5 mil a mais do que neste ano. Para a senadora, assim como o Fórum Social Mundial, o Fórum Mundial de Educação ganhará ainda mais notoriedade por ser realizado no país presidido por Luiz Inácio Lula da Silva, -num contexto político que se contrapõe ao projeto neoliberal, globalizante e excludente, desenvolvido pelo atual governo federal-.

A representante gaúcha no Senado destacou as atividades educacionais desenvolvidas nos últimos quatro anos pelo governo do Rio Grande do Sul, sob o comando de seu partido. Ela destacou a criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, pública e gratuita; a alfabetização de mais de 140 mil jovens e adultos; e o maior gasto per capita em educação do país.

A senadora manifestou confiança nas políticas educacionais que serão implantadas pelo presidente eleito, que segundo ela -revolucionará a educação brasileira-.

- Fica notório que os desafios qualitativos e quantitativos da educação são de tal magnitude que não pode mais haver vacilação quanto à importância estratégica dos investimentos nessa área. Todos os elos educacionais, da creche à pós-graduação, têm de ser verdadeiras prioridades e contar com recursos progressivamente maiores. Estes são os desafios, compromissos já assumidos pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva - afirmou.

Para Emilia Fernandes, a educação, a exemplo da saúde, -tem de ser concebida como um sistema nacional articulado, integrado e gerido em regime de colaboração, envolvendo União, estados, municípios e Distrito Federal, e de forma democrática, com a participação da sociedade-.



13/12/2002

Agência Senado


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