Emilia destaca 1ª Olimpíada de Surdos em Passo Fundo



A iniciativa da cidade gaúcha de Passo Fundo, de realizar jogos olímpicos voltados para deficientes auditivos, foi registrada nesta segunda-feira (29) pela senadora Emilia Fernandes (PT-RS), que destacou o resgate da cidadania das pessoas portadoras de deficiências como objetivo dos eventos. A senadora informou que, entre os dias 7 e 11 de maio, aproximadamente 2 mil portadores de deficiência auditiva de todo o país participarão da 1ª Olimpíada dos Surdos do Brasil em Passo Fundo e, em novembro, atletas surdos dos quatro países do Mercosul e de mais seis nações latino-americanas participarão da 1ª Olimpíada de Surdos do Mercosul.

- Os jogos, os primeiros deste porte no Brasil, surgiram como forma de dar visibilidade ao direito de inclusão e de participação desta comunidade, que hoje soma aproximadamente 20 milhões de pessoas no Brasil e 2 milhões no Rio Grande do Sul. As olimpíadas pretendem estimular e promover o acesso da pessoa surda à prática da atividade física, esportiva e de lazer, diminuindo o preconceito da sociedade e a segregação do surdo - acrescentou. Emilia informou ainda que, durante a 1ª Olimpíada, em maio, também acontecerá o seminário "Surdos: o cidadão como símbolo, desafios para um novo tempo", em que conferencistas, pedagogos, educadores e expressiva parcela da comunidade surda irão aproveitar a oportunidade para debater mecanismos concretos de integração destes cidadãos à sociedade. Ela disse também que no seminário serão debatidos o projeto de um dicionário virtual de Língua Brasileira de Sinais (Libras), as relações de poder e o processo de formação participativa nas comunidades surdas, e a educação e a profissionalização do surdo no Brasil.

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a Olimpíada é uma "iniciativa extraordinária" da cidade de Passo Fundo. "Não deve ter sido fácil vencer os obstáculos para organizar um evento dessa magnitude, pois Passo Fundo não dispõe da infra-estrutura de uma capital", assinalou. Ele lembrou que o município gaúcho já abriga uma tradicional feira de livros, tida como um dos mais conceituados eventos do gênero.



29/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em Passo Fundo, Zambiasi prestigia a 1ª Olimpíada de Surdos do Brasil

Emilia registra realização de Olimpíada de Surdos

LDO atrai comunidade de Passo Fundo

Zambiasi recebe comitiva de Passo Fundo

CPI do Leite faz audiência pública em Passo Fundo

Simon homenageia evento literário em Passo Fundo