Emilia registra realização de Olimpíada de Surdos



A Primeira Olimpíada de Surdos do Mercosul, que será realizada em novembro, em Passo Fundo (RS), é mais um avanço rumo à inclusão social dos portadores de deficiência, disse a senadora Emilia Fernandes (PT-RS). Ela informou que a competição reunirá atletas de pelo menos seis países latino-americanos nas modalidades de vôlei, basquete, handebol, tênis, natação e xadrez, entre outras.

Além da organização de eventos esportivos, como a Olimpíada de Surdos do Mercosul, Emilia Fernandes defende outras formas de inclusão social dos deficientes auditivos, a exemplo do uso da linguagem de sinais em programas de televisão.A senadora apresentou projeto de lei nesse sentido, obrigando os governos federal, estadual e municipal a usarem a linguagem de sinais em toda a sua programação. O projeto foi aprovado no ano passado pelo Senado e encontra-se na Câmara dos Deputados, aguardando votação.

Emilia Fernandes também elogiou a iniciativa do Instituto Nacional de Educação de Surdos de criar, na Internet, o primeiro Dicionário Virtual em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. O dicionário, conforme informou, tem cerca de cinco mil palavras, além de centenas de ilustrações.



20/08/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia destaca 1ª Olimpíada de Surdos em Passo Fundo

Emilia registra realização de Conferência das Mulheres

Em Passo Fundo, Zambiasi prestigia a 1ª Olimpíada de Surdos do Brasil

EMÍLIA FERNANDES REGISTRA SOLIDARIEDADE DO PDT

EMILIA REGISTRA OS 164 ANOS DA REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Emilia registra inauguração de estúdio público