Emília destaca papel da Marinha como agente de cidadania
A senadora frisou que o transporte sobre água, o meio mais econômico de movimentar mercadorias, vem sendo paulatinamente abandonado.
- Nossa frota mercante e a construção naval foram dizimadas, com a conseqüente sangria de divisas pagas em fretes a armadores estrangeiros; os marinheiros sofrem os efeitos da desditosa globalização com a proliferação dos navios de bandeiras de conveniência ou pavilhões de aluguel, guarnecidos por trabalhadores contratados no oriente com salários aviltados - disse a senadora.
De acordo com emilia, esses navios burlam as regras de segurança e de proteção ambiental e são responsáveis pela quase totalidade de naufrágios e acidentes ecológicos. Emilia disse que as palavras soberania e segurança nacional não podem ser banidas do dicionário brasileiro.
Em seu discurso, a senadora homenageou o gaúcho Joaquim Marques Lisboa, almirante Tamandaré, Patrono da Marinha, o marinheiro João Cândido e o almirante Waldemar José dos Santos. Em aparte, o senador Edison Lobão (PFL-AM) lembrou o heroísmo da Marinha. O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que Santa Catarina endossava a homenagem que a senadora prestava à Marinha. O presidente da Casa, Ramez Tebet, afirmou que o discurso de Emilia falava por todos os senadores e disse que até no seu traje de hoje trazia a homenagem a Marinha.
11/12/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma destaca papel da Marinha na soberania nacional
ACM inaugura sede da Interlegis e destaca seu papel para consolidar cidadania e democracia
Maria do Carmo destaca papel da mulher como educadora
Marco Maciel destaca papel da imprensa como interlocutora entre sociedade e governantes
Pesquisa da Marinha sobre agente bioquímico é patenteada
Tuma ressalta papel da Marinha no regime democrático