Emilia elogia pacote de ajuda à aviação, mas defende plano de reestruturação
A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) elogiou o pacote de medidas do governo para socorrer as empresas brasileiras de aviação, mas disse que é preciso ainda mais: ela defende um plano completo de reestruturação do setor, com o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
- É preciso salvar a aviação nacional, um setor estratégico, que vem sofrendo com a concorrência desleal das empresas estrangeiras e com a maior carga tributária do mundo - disse a senadora.
A senadora explicou que os Estados Unidos garantiram subsídios de US$ 15 bilhões para suas empresas, enquanto na Europa os subsídios chegaram a US$ 2 bilhões, como foi o caso da Suíça. O governo canadense, acrescentou a senadora, subsidiou a Air Canadá em US$ 2,6 bilhões.
- Um bilhete de passagem aérea no Brasil traz embutidos 35% de impostos, enquanto nos Estados Unidos os impostos são de 8% a 10 % e na Europa de 15% a 17% - disse a senadora.
Para Emilia Fernandes, não procedem as críticas que apontam as empresas aéreas como privilegiadas, porque todas fizeram ajustes severos nos últimos anos, e nem assim conseguiram viabilizar-se. Ela citou dados do Sindicato Nacional dos Aeronautas que apontam a extinção de 15 mil postos de trabalho nos últimos dez anos.
- Quem trabalha em aviação, investiu em uma carreira, fez cursos, dedicou a isso toda a sua formação profissional, não sabe fazer outra coisa. Permitir a quebra das empresas nacionais de aviação gera uma crise social terrível, por causa do desemprego no setor. Além disso, há os riscos inerentes aos cortes em medidas de segurança em aviões, o que pode levar a aumento no número de acidentes - disse a senadora.
Emilia Fernandes defende um tratamento especial para a aviação, de que depende fundamentalmente o turismo interno. Ela acredita que o perdão das dívidas com o PIS e o Cofins entre 1988 e 1999 já vai representar um alívio para as empresas, mas defende linhas de crédito do BNDES e redução na burocracia.
05/09/2002
Agência Senado
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