Emilia Fernandes apóia Olívio Dutra e diz que "onda contra o PT está só começando"



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) solidarizou-se em discurso com o governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, criticando "o espetáculo" que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa gaúcha fez na divulgação de uma fita gravada com diálogos do petista Diógenes Oliveira, ex-chefe da polícia gaúcha. Na fita, ele diz falar em nome do governador e pede que a polícia não reprima o jogo do bicho.

- A onda de denúncias contra o PT em todo o país está apenas começando, tendo em vista as eleições do ano que vem. Olívio Dutra está pagando o preço da coragem de enfrentar a corrupção no Rio Grande do Sul - afirmou.

Os 12 itens que levaram à criação da CPI, conforme a senadora, foram totalmente investigados e esclarecidos, sem comprometer o governo do PT. No entanto, às vésperas do encerramento da CPI, a oposição ao governo do Rio Grande do Sul encontrou uma fita, "gravada de forma ilegal", com as afirmações do ex-chefe de polícia. Conforme a senadora, Diógenes já admitiu que usou falsamente o nome do governador e que fez "uma bravata" irresponsável.

Emilia Fernandes sustentou que "os petistas não são santos e anjos e o PT não é uma extensão do céu mas, com certeza, também não é o prolongamento do inferno, onde prevalecem os desmandos, a impunidade, a corrupção e a conivência". Ela informou que a Executiva do PT no Rio Grande do Sul está agindo com transparência no caso de Diógenes Oliveira, tendo decidido remeter o caso ao conselho de ética do partido.

Em aparte, o líder do PT no Senado, José Eduardo Dutra (SE), afirmou que a CPI gaúcha não investigou a fundo o envolvimento de alguns delegados com o jogo do bicho, como se propôs. Disse que o governador Olívio Dutra "está acima de picuinhas" e que o seu partido não se furtará de punir um filiado que cometeu irregularidade.

O governador gaúcho recebeu a solidariedade, também em apartes, dos senadores Tião Viana (PT-AC), Heloísa Helena (PT-AL) e Eduardo Suplicy (PT-SP). Heloísa Helena observou que nenhum governador brasileiro age contra o jogo do bicho. Ela propôs que sejam instaladas CPIs para investigar campanhas eleitorais nos estados. Ela ressaltou que "o PT expulsa de seus quadros quem comete irregularidades, ao contrário de outros partidos, que põem tudo debaixo do tapete".

30/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia faz balanço da gestão de Olívio Dutra no Rio Grande do Sul

Emilia Fernandes apóia minirreforma tributária

CPI contra Olívio Dutra

Emilia Fernandes faz balanço de fórum contra exclusão social

EMÍLIA FERNANDES COBRA MEDIDAS OBJETIVAS CONTRA O DESEMPREGO

PDT entre no STF contra governador Olívio Dutra