EMÍLIA HOMENAGEIA CANTOR GAÚCHO



Ao lamentar a morte prematura de César Passarinho, cantor nativista gaúcho, a senadora Emília Fernandes (PDT-RS) lembrou sua importância para a "Califórnia da Canção Nativista do Rio Grande do Sul", festival que se realiza há 28 anos em Uruguaiana (RS) para criar oportunidades de integração de poetas, músicos e compositores, estudiosos e críticos contemporâneos interessados em preservar e aperfeiçoar os valores nativos da região.

- Califórnia vem do grego e quer dizer "conjunto de coisas belas". Califórnia e César Passarinho são sinônimos porque começaram juntos. O cantor uruguaianense acabou se transformando na marca registrada do festival da música nativista, ao ser agraciado, ao longo dos anos, com quatro Calhandras de Ouro, troféu máximo, e conquistando sete prêmios de melhor intérprete - destacou Emília.

Para a senadora, Passarinho será lembrado como um artista que gostava de cantar o romantismo e as coisas do campo. "O prêmio Calhandra, que tira seu nome de um pássaro de canto doce que somente canta quando está livre, nunca mais será entregue a um César que voava até no nome", concluiu Emília, com emoção.



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lamenta morte do cantor gaúcho Leonardo

Emilia lamenta morte de filósofo gaúcho

Emilia: governo gaúcho é exemplo para o mundo

Emilia Fernandes elogia estímulo do governo gaúcho à agricultura familiar

EMILIA DENUNCIA DECISÃO ARGENTINA DE PROIBIR COMPRAS NO COMÉRCIO GAÚCHO

Livro homenageia político gaúcho Flores da Cunha