Emilia homenageia militares pelo Dia da Cavalaria



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) prestou sua homenagem ao Dia da Cavalaria, comemorado no último dia 10, honrando os membros daquele destacamento e o seu patrono, general Manoel Luis Osório, que integrava o Exército do Império e combateu na Guerra do Paraguai. A data é alusiva ao dia do nascimento do militar gaúcho.

Emilia contou que o general fez carreira brilhante, tendo lutado com coragem em diversas guerras, inclusive na região do Prata, e teve seu heroísmo reconhecido pelo imperador Pedro II, que agraciou Osório com o título de Marquês do Herval. Após a comenda, retirou-se dos combates por haver sido ferido e elegeu-se senador pela província do Rio Grande do Sul em 1877. No ano seguinte, assumiu o cargo de ministro da Guerra, cargo que ocupou até a morte, em 1879, no Rio de Janeiro.

Emilia Fernandes disse que a celebração tem significado especial para ela, filha e parente de cavalarianos, e também pelo fato de, como professora de História, ter-se dedicado ao ensino do amor à pátria e aos valores da nacionalidade. O Regimento de Cavalaria também tem sentido especial para os nascidos no Rio Grande do Sul, disse ela.

- A Cavalaria e o Rio Grande (do Sul) são tão umbilicalmente irmanados, sendo difícil imaginar que um pudesse existir sem o outro.

A senadora aproveitou para cumprimentar os atuais quadros da Cavalaria do Exército, informando que essa arma é hoje composta por oficiais, técnicos e cientistas que se destacam em primeiros lugares na Academia Militar e em cursos de aperfeiçoamento do Exército Nacional, inclusive no Instituto Militar de Engenharia.



16/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA HOMENAGEIA CANTOR GAÚCHO

Mão Santa homenageia militares

Regimento de Cavalaria 9 de Julho completa 115 anos

Emilia homenageia Revolução Farroupilha e faz balanço de governo do PT

Defesa homenageia militares mantenedores da paz em missões da ONU

Monumento homenageia militares mortos no Haiti