Emilia pede debate amplo sobre segurança pública



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) disse que é necessário haver um amplo debate sobre segurança, envolvendo o Congresso, o presidente da República, governadores, policiais militares e civis, movimentos populares e membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para que sejam implementadas políticas públicas com o objetivo de reduzir os níveis de violência no país.

- Ainda atônita sob o impacto da brutal execução do prefeito de Santo André, Celso Daniel, a sociedade brasileira se vê, pela força dos fatos, impelida a fazer uma reflexão coletiva no sentido de reavaliarmos nossos valores, nossa estrutura social, nosso modelo econômico, nossa concepção de humanismo e tantas outras indagações que povoam nossas consciências - disse.

Quanto às questões estruturais de médio e longo prazos, observou, é preciso admitir que o modelo econômico liberalizante que delega todas as decisões ao mercado está "definitivamente falido". Para a senadora, as recentes ameaças e os assassinatos de lideranças petistas transcendem ao seu alvo inicial, pois atingem o estado democrático de Direito.

- Precisamos ter presente que tão importante quanto declararmos guerra ao crime organizado é lutarmos pelo fim da exclusão social, pois ambos são dois lados de uma mesma moeda, moeda esta advinda de um modelo econômico que impõe a coexistência pacífica entre uma das maiores concentrações de renda do mundo e um dos maiores índices de pessoas famintas do planeta - afirmou.



20/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


EMÍLIA PEDE AMPLO DEBATE SOBRE O AJUSTE FISCAL

EMÍLIA FERNANDES QUER DEBATE AMPLO SOBRE O FEF

BENEDITA DEFENDE AMPLO DEBATE SOBRE SEGURANÇA

EMÍLIA FERNANDES QUER DEBATE MAIS AMPLO COM A SOCIEDADE

Marina Silva pede amplo debate no Congresso sobre MP da regularização fundiária

EMILIA PEDE DEBATE SOBRE CISÃO E VENDA DE FURNAS