Emilia promove evento sobre cultura gaúcha na Biblioteca do Senado
A idéia para a realização de O Pampa no Coração do Brasil surgiu a partir das comemorações, no Rio Grande do Sul, em setembro último, da Revolução Farroupilha - maior e mais significativo movimento histórico daquele estado, que contribuiu para definir o perfil político, social e cultural gaúcho.
- Senti-me no dever de compartilhar com todos os cidadãos a riqueza das manifestações culturais do Rio Grande do Sul, estado brasileiro por opção e por convicção. Lá começa o Brasil e é onde se afirmam conquistas sociais, respeito ao trabalho e ao federalismo - disse a senadora.
O evento contou com a participação do grupo de danças tradicionais Ronda Gaúcha, que apresentou as danças Fandango Sapateado, Chico do Porrete, Figuras e Variações de Chotes e a Chula , resgatadas do folclore pelo historiador e escritor Paixão Cortes, que também participou do evento recitando a poesia Chimarrão, de Glaucus Saraiva. Os músicos do Centro de Tradições Gaúchas Estância Gaúcha do Planalto, sob a coordenação de Fernando Reis, executaram o Hino ao Rio Grande , de Simão Goldman.
O Pampa no Coração do Brasil teve o apoio dos senadores José Fogaça (PPS-RS) e Pedro Simon (PMDB-RS), contou com a participação da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, autoridades do Rio Grande do Sul e convidados.
23/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cultura: Casa das Rosas promove evento sobre poesia cubana
Biblioteca de SP tem evento sobre alfabetização da pessoa com deficiência
Evento: Secretaria Estadual da Cultura promove uma série de atividades em Mogi das Cruzes
Emilia aplaude suspensão do embargo à carne gaúcha
Emilia comemora fim da greve dos servidores na universidade gaúcha
Emilia relata as melhorias na infra-estrutura gaúcha