Emilia relata as melhorias na infra-estrutura gaúcha



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) defendeu nesta terça-feira (25), em Plenário, a política energética adotada em seu estado e lembrou da importância estratégica da eletricidade para o desenvolvimento. A senadora afirmou que decisões sobre o futuro da estrutura energética do país têm que ser debatidas com a sociedade e que o sistema elétrico não pode ficar suscetível ao humor do mercado.

A parlamentar gaúcha relacionou a participação da União, responsável pela interligação das redes de energia nacionais, com o papel dos estados, que utilizam a capacidade elétrica como ferramentas para proporcionar o desenvolvimento social e econômico. Para Emilia, as atuações do governo federal no Rio Grande do Sul e do governador Antônio Brito (1995/98) foram desastrosas, com prejuízos para empresas públicas gaúchas e para a própria infra-estrutura do estado.

A senadora salientou também que, "após a instalação do governo democrático e popular de Olívio Dutra (PT), em 1999", esse cenário sofreu profundas transformações. Emilia afirmou que a primeira atitude tomada pelo atual governo foi garantir abastecimento elétrico a todo o estado. A senadora petista enfatizou que a nova política energética do Rio Grande do Sul resultou no estancamento, desde 1999, dos cortes de energia por insuficiência de abastecimento, além do aumento de 46% da capacidade elétrica do estado.

Para Emilia, a liberação dos gaúchos do racionamento é prova do sucesso das medidas adotadas pelo governo estadual. A senadora pontuou o sucesso da gestão atual em dois outros exemplos. Primeiramente citou a Sulgás, que saltou de um faturamento de R$ 2 milhões em 98 para um faturamento de cerca de R$ 400 milhões, esse ano. Outro exemplo foi da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) que teve um aumento de 731% do seu patrimônio líquido.

Ainda segundo Emilia, é fundamental destacar o trabalho e dedicação dos colaboradores que compõem os quadros das empresas e órgãos do setor energético gaúcho. A senadora destacou também o excelente trabalho de Dilma Vana Roussef, da Secretaria de Minas e Energia e Comunicações do estado.

- Estamos mudando paradigmas. O cidadão controlando o Estado e não mais o Estado controlando o cidadão - disse Emilia.

A parlamentar gaúcha citou medidas bem sucedidas do governo em outras áreas básicas, como telecomunicações, mineração e informática. Emilia concluiu indicando o sucesso das políticas setoriais adotadas pelo governo gaúcho, que "trabalha para fortalecer e valorizar as empresas públicas".



25/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aeroportos do interior vão receber melhorias de infra-estrutura

Senadores criticam burocracia e pedem melhorias na infra-estrutura

Serys elogia melhorias na infra-estrutura em Mato Grosso

(Flash) - Peruíbe recebe melhorias de infra-estrutura do Governo do Estado

EMILIA: INFRA-ESTRUTURA FOI PALCO DE GRANDES DEBATES EM 2000

Infra-Estrutura aprova indicação de Emília Ribeiro para Conselho da Anatel