EMÍLIA PROTESTA CONTRA SITUAÇÃO DA AGROPECUÁRIA



A senadora Emília Fernandes (PDT-RS) protestou hoje (dia 18) contra a situação da agropecuária no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul. Ela responsabilizou o governo federal, "com a conivência dos governos estaduais", pelo abandono do setor e disse que o governo Fernando Henrique Cardoso estava "bancando" o Plano Real com a quebradeira dos produtores.

Durante o seu pronunciamento, Emília leu trechos de matérias publicadas no jornal Gazeta Mercantil de hoje (dia 18), informando da chegada dos primeiros navios com arroz importado dos Estados Unidos e de países asiáticos. A senadora repudiou o governo por estar oferecendo facilidades para a importação do produto, enquanto os agricultores brasileiros estão em crise.

- A Gazeta Mercantil noticiou que o desembarque da primeira remessa de 25 mil toneladas, das 285 mil, de arroz em casca negociadas com fornecedores dos EUA para entrar até o final do ano, deve ocorrer pelo porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul - comentou.

Emília também questionou a qualidade do arroz que estava sendo importado. "No mesmo período, 9 mil toneladas de arroz de segunda categoria, vindas da Índia, devem desembarcar pelo porto de Fortaleza, no Ceará", adiantou. Ela completou que somente este ano, no Rio Grande do Sul, a quebra da safra de arroz chegou a 3,5 milhões de toneladas. "Estão fazendo com o arroz o mesmo que fizeram com o trigo há bem pouco tempo", completou.



18/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emilia protesta contra demissões na Varig

Emilia protesta contra atitude do ministro da Educação diante da greve dos professores

Emilia protesta contra decisão do governo de promover cortes nos investimentos sociais

Mão Santa protesta contra situação precária dos municípios

Efraim protesta contra situação de penúria de aposentados do extinto DNER

EMÍLIA DEFENDE AGROPECUÁRIA DO RIO GRANDE DO SUL