EMILIA QUER ESCLARECIMENTOS SOBRE NEGOCIAÇÃO ENVOLVENDO REFINARIA
Segundo informação da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), citada pela senadora, a direção da estatal firmou com a Repsol (estatal espanhola de petróleo) acordos de troca da refinaria localizada no Rio Grande do Sul por postos de venda na Argentina. Emilia Fernandes lamentou que a negociação tenha sido feita após o presidente Fernando Henrique ter se comprometido em não privatizar a Petrobras.
- Tal compromisso, embora não explícito, também inclui não retalhar, esquartejar, destruir a empresa, fundamental e estratégica para o desenvolvimento nacional - disse.
Uma das preocupações da Aepet, informou Emilia Fernandes, é que a negociação não tem lógica comercial, já que atualmente outras companhias de petróleo estão abandonando a Argentina. Para a senadora, a negociação deveria no mínimo ter sido informada ao Congresso Nacional e aos demais setores da sociedade interessados no assunto.
- É preciso transparência, em se tratando de questão estratégica para o país - comentou.
Em seu pronunciamento, Emilia Fernandes também comunicou que à meia-noite desta segunda-feira (dia 3) teve início uma vigília em frente à refinaria, que prolongou-se durante o dia seguinte com um ato público que contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.
- Não aceitamos que a Refinaria Alberto Pasqualine, que tanto nos orgulha, seja transformada em "moeda de troca" da desnacionalização do setor petrolífero - frisou Emilia Fernandes.
04/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
EMILIA QUER ESCLARECIMENTOS DO MEC SOBRE EXTINÇÃO DE PROGRAMA DE TREINAMENTO
Cyro Miranda: Governo deve esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a Petrobras
Vídeo | Senadores do PSDB querem esclarecimentos sobre denúncias envolvendo a Petrobras
Ex-presidente da Petrobras presta esclarecimentos sobre compra de refinaria nos EUA
Líder do PSDB pede esclarecimentos sobre ação da PF envolvendo senador Flexa Ribeiro
Emilia Fernandes faz apelo por negociação final com servidores