EMÍLIA SAÚDA COMERCIÁRIOS E ABORDA REALIDADE DA CATEGORIA
Ao homenagear o Dia do Comerciário, comemorado hoje (dia 30), a senadora Emília Fernandes (PDT-RS) salientou os principais problemas enfrentados pela categoria, com destaque especial para a situação das mulheres, que compõem a maioria desses trabalhadores.
Como as demais categorias, os comerciários enfrentam as dificuldades advindas do aumento do desemprego e do corte dos direitos previdenciários, entre eles a inviabilidade de milhões deles poderem vir a se aposentar, dadas a adoção do critério do tempo de contribuição e a fixação de uma idade mínima "inatingível para eles, que começam a trabalhar bem mais cedo", disse.
Emília Fernandes ressaltou, ainda, a exploração do trabalho infanto-juvenil e o contrato temporário de trabalho, "que corta direitos sociais adquiridos e promove arotatividade da mão-de-obra". Aprovado ontem (dia 29) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o contrato, a seu ver, desestimularia a qualificação profissional, criando "trabalhadores de segunda classe".
Além dessas dificuldades, os comerciários preocupam-se com uma questão específica, a abertura do comércio aos domingos, adotada por medida provisória que, na opinião da senadora, reflete uma fórmula equivocada de gerar empregos. Quanto a esse tema, Emília Fernandes anunciou que requererá audiência pública no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais, a ser integrada por representantes do governo, empresários e trabalhadores no comércio.
Conforme a senadora, esses problemas se agravam no caso das comerciárias, que enfrentam extensas jornadas de trabalho ganhando salários mais baixos do que os pagos aos homens e "sem o apoio necessário ao exercício da profissão, como a existência de creches para seus filhos".
28/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Emilia saúda o Dia da Independência
Senado comemora Dia dos Comerciários
Senado comemora Dia dos Comerciários
CAS discute pagamento de comissão para comerciários
CAS analisa projetos que beneficiam estagiários e comerciários
Em sessão especial, Senado recebe comerciários no Plenário