Empresa que contrata serviço terceirizado deve prever seguro contra acidente em trabalho



A empresa tomadora de serviço temporário ou terceirizado ficará responsável pela contratação do seguro contra acidentes de trabalho, se for transformada em lei proposta aprovada nesta quarta-feira (13), em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

VEJA MAIS

Se não houver recurso para votação pelo Plenário do Senado, a proposição seguirá para exame da Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto (PLS 92/06), a responsabilidade civil caberá à empresa onde o acidente aconteceu: nas dependências da empresa cliente ou nas dependências da empresa de trabalho temporário ou terceirizado.

O autor da proposta, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), lembra que a falta de norma específica para o tema faz com que empresas clientes e aquelas que fornecem trabalho temporário ou terceirizado acabam tentando transferir umas para as outras a responsabilidade em caso de acidente.

O senador também observou que empresas que contratam os empregados muitas vezes são criadas para uma demanda específica e possuem pouco capital. Por essas razões, “que tornam frágeis as garantias dos trabalhadores”, ele considera necessária a medida prevista no projeto, que propõe alteração na Lei 6.019/1974.

A relatora ad hoc, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), apresentou emenda para estabelecer que o descumprimento das obrigações trabalhistas pela empresa de trabalho temporário ou terceirizado implicará responsabilidade subsidiária da empresa cliente.




13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mais de 900 mil empresas terão alíquota do Seguro Acidente de Trabalho reduzida

Projeto de Crivella restabelece programa de seguro de acidente do trabalho a cargo do INSS

Nery protesta contra empresa que causou acidente ecológico

Aprovadas normas disciplinando o trabalho terceirizado

Presidente da CNI defende a aprovação de projeto que regulamenta o trabalho terceirizado

Empresa deve quitar débito com a Justiça do Trabalho para entrar em licitações