Projeto de Crivella restabelece programa de seguro de acidente do trabalho a cargo do INSS



Em uma de suas próximas reuniões, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve analisar, em decisão terminativa, projeto de lei de autoria do senador Marcelo Crivella (PL-RJ) que restaura o programa de seguro de acidentes do trabalho a cargo do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Pelo projeto (PLS 74/04), o INSS destinará, diretamente, 1,25% da receita adicional estabelecida na lei que trata dos acidentes do trabalho para aplicação e desenvolvimento de programas referentes a equipamentos, instalações, ações e campanhas de prevenção de acidentes, previamente aprovados pelo Ministério da Previdência Social.

De acordo com a atual legislação (artigo 17 da lei número 6.367/76) são destinados para prevenção de acidentes do trabalho, conforme informou Marcelo Crivella, os mesmos 1,25%, mas com um detalhe: os recursos são oriundos do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Social (FAS) que se encontra desativado desde 1991.

- Com isso, o programa de combate a acidentes do trabalho ficou à deriva, sendo que o projeto restaura esse importante programa que traz resultados altamente positivos até para a própria economia do INSS - disse Marcelo Crivella.

O senador pelo Rio de Janeiro informou que durante a tramitação da reforma da Previdência Social apresentou proposta de emenda à Constituição (PEC) com o mesmo objetivo estabelecido no projeto.

Mas o relator, conforme observou Crivella, manifestou-se contrário à proposta, a exemplo do que fez, segundo ele, com todas as demaisemendas apresentadas, razão pela qual acha oportuna a aprovação de sua proposta dentro da chamada legislação infra-constitucional. Se aprovado, o projeto vai para análise da Câmara dos Deputados, desde que não haja recursos para que seja apreciado pelo Plenário do Senado.



13/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mais de 900 mil empresas terão alíquota do Seguro Acidente de Trabalho reduzida

INSS entra com 1.833 ações por acidente de trabalho em 2011

Empresa que contrata serviço terceirizado deve prever seguro contra acidente em trabalho

Projeto garante três anos para prescrição de ações de reparação por acidente de trabalho

Crivella lamenta a morte de suboficial da Aeronáutica em acidente aéreo

Marcelo Crivella manifesta pesar pelas vítimas de acidente da Air France