Empresária paranaense associa jardinagem e móveis artesanais



Curitiba - A engenheira-agrônoma Lilian Taques Fonseca Buzato, vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na etapa estadual do Paraná, na categoria ‘Proprietária de Micro e Pequena Empresa’, sempre gostou muito de paisagismo. Com especialização em Gestão Ambiental, Lilian abriu o próprio negócio em 2005, um escritório de paisagismo, em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, que também comercializa móveis artesanais fabricados com madeira de demolição e objetos de decoração.

A idéia de associar jardinagem e móveis veio de uma parceria com o marido. “Ele gostava de comprar madeira de demolição. Essa madeira ele não usava, apenas estocava em Bandeirantes (município do norte paranaense), onde mora a minha sogra. Há uns dez anos, construímos uma casa em uma fazenda que temos em Tibagi, usando as madeiras que estavam estocadas. Já os móveis, nós contratamos pessoas que passaram a trabalhar essas peças de forma artesanal”, conta. A partir daí, o casal passou a enxergar na madeira uma oportunidade de negócio.

Segundo Lilian, a empresa de paisagismo traz esse diferencial. “A madeira é aconchegante. Fazemos o projeto de paisagismo e já sugerimos ao cliente quais peças artesanais produzidas por nós, como bancos de madeira, ficariam interessantes nesse jardim”, explica.

Hoje, além dos três artesãos que trabalham na produção dos móveis artesanais, a empresária emprega sete funcionários e atende clientes em alguns municípios da região dos Campos Gerais. “Fui me qualificar no Sebrae/PR desde o começo. Os consultores me ajudaram a organizar as idéias que eu tinha para a minha empresa. Vencer a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi muito bom. O paisagismo é como montar uma tela, só que com plantas”, avalia Lilian.



29/01/2010 18:38


Artigos Relacionados


Cursos de chocolataria e jardinagem têm inscrições abertas

Empresária e policial tem bens bloqueados por improbidade

Empresária confirma denúncias de irregularidades na Infraero

TV SENADO ENTREVISTA EMPRESÁRIA MOEMA LEÃO

Troféu Mulher Empresária tem parecer favorável

Serys exalta luta de empresária contra Microsoft e TBA