Empresário confirma à CPI emissão de notas ilegais em favor de construtora



O empresário Sérgio Lima Santoro, representante da empresa Planicampo Terraplanagem, confirmou nesta quinta-feira (dia 16), em depoimento à CPI do Banestado, que emitiu notas fiscais no valor de R$ 93 milhões em favor da Construtora Mendes Júnior por serviços de terraplanagem que, de fato, não foram realizados na cidade de São Paulo. Segundo o empresário, a Mendes Júnior lhe pagou apenas 10% do valor das notas.

Ele disse ter ouvido dos gerentes da Construtora que a diferença, R$ 83,7 milhões, seria destinada ao pagamento de propina ao então prefeito Paulo Maluf e a outros funcionários da Prefeitura de São Paulo. O dinheiro, segundo declarou, seria entregue a doleiros e remetido para o exterior.

Santoro foi ouvido pela a CPI do Banestado, que investiga a evasão de divisas através de contas CC5, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

- As informações de Sergio Santoro confirmam as investigações do Ministério Público. Houve superfaturamento e remessa ilegal de recursos para o exterior - afirmou o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT).

A Polícia Federal foi mobilizada pela CPI para localizar e intimar a depor o empresário Renato Lanzuolo Filho, sócio da pizzaria Leona, situada em São Paulo, que remeteu para o exterior cerca de dois milhões de dólares. Lanzuolo foi convocado semana passada para ser interrogado pela CPI, mas não foi localizado nem pela assessoria da CPI e nem pela Polícia Federal.

- Já convocamos outros dois sócios de Renato para depoimento, mas o nosso interesse é ouvi-lo pessoalmente, já que as remessas de dólares estão em nome dele - explicou o senador.

A CPI também ouviu em São Paulo os economistas Daniel Gleiser e Demóstenes Madureira Pinho, ex-diretores do BC, que fizeram exposições aos deputados e senadores da CPI sobre as razões que levaram a instituição a aprovar resoluções que acabaram facilitando a saída de recursos através de contas CC5, no período entre 1989 e 1998.



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jersey confirma contas ilegais de Paulo Maluf

Empresário confirma ligação com contrabandista

Empresário confirma ligação com acusado de contrabando

Plenário do Supremo confirma liminar em favor dos Capiberibe

Aliado de Olívio confirma ação em favor de bicheiros

MJ assina contrato com construtora de presídio