Empresários estrangeiros participam de rodada de negócios durante projeto Fórmula Indy



A abertura da etapa brasileira do projeto Fórmula Indy, criado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) será realizado neste domingo (14), em São Paulo. O projeto é uma plataforma para ações de promoção comercial que busca uma nova forma de aproximar empresários brasileiros e norte-americanos.

Depois dos US$ 370 milhões gerados durante 2009, o desafio para a temporada 2010 é ultrapassar US$ 400 milhões em exportações principalmente para os Estados Unidos, não excluindo, entretanto, Canadá e Japão, que sediam três provas da competição. Neste ano, com a abertura da temporada e a realização da primeira prova no Brasil, mercados da América Latina também participam do projeto.

A Apex-Brasil prepara ações para as 17 etapas do campeonato promovendo empresas, produtos e serviços brasileiros e viabilizando rodadas de negócios entre exportadores brasileiros e compradores estrangeiros durante os eventos.

Entre os participantes da prova de São Paulo, uma empresa indiana e outra norte-americana de software e serviços de Tecnologia da Informação (TI) buscam parcerias com empresas brasileiras e querem atender, a partir do Brasil, as demandas de todo mercado latino-americano. Venezuelanos, uruguaios, argentinos e norte-americanos vêm comprar porcelanatos e revestimentos de parede.

Na pauta, destacam-se, ainda, os fabricantes de etanol, vestuário, cosméticos, vidros de perfume, cozinhas profissionais, móveis, café, cachaça e vinhos. No caso do vinho, o público são as churrascarias estabelecidas nos EUA.

 A estratégia


A parceria da Apex-Brasil com a Indy Racing League (IRL) foi desenvolvida para facilitar a entrada de bens e de serviços brasileiros principalmente em regiões do mercado norte-americano onde as ações de promoção tradicionais, como feiras e congressos, não costumam alcançar todos os segmentos compradores desejados e, também, onde essas estratégias revelaram-se insuficientes para atingir maciçamente o público norte-americano, especialmente o regional.

A opção por essa inovação na promoção comercial também se deu a partir da percepção de que é parte importante da cultura dos Estados Unidos realizar negócios durante eventos esportivos. A Fórmula Indy tem 41 milhões de fãs nos Estados Unidos - um em cada cinco adultos norte-americanos -, oportunidade de trabalhar simultaneamente a imagem do Brasil e dos produtos brasileiros.

"A ideia de fazer promoção comercial da forma como os empresários dos EUA gostam de fazer negócios gerou um resultado tão positivo que estamos ampliando o trabalho em 2010", explica Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil. "A realização de uma prova e a abertura da temporada da Fórmula Indy aqui comprovam o interesse pelo Brasil e o acerto dessa estratégia. Afinal, são mais de 100 empresários estrangeiros vindo ao Brasil interessados em nossos produtos e serviços", concluiu.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



12/08/2010 04:30


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