Empresas brasileiras projetam US$ 350 milhões durante corrida da Fórmula Indy em SP
O Projeto Fórmula Indy, plataforma de negócios desenvolvida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com a organização da Indy Car, encerrou neste domingo (29) as ações de promoção comercial realizadas durante a corrida de São Paulo, disputada no circuito de rua do Anhembi e vencida pelo piloto australiano Will Power.
Na ocasião, representantes de 62 empresas e 14 entidades setoriais brasileiras se reuniram com 159 empresários de 35 países para encontros de relacionamento no espaço montado pela Apex-Brasil no circuito. A estimativa é de que a ação gere em torno de US$ 350 milhões em negócios para as empresas brasileiras nos próximos doze meses, o maior valor já gerado pela iniciativa em uma única prova da mais importante categoria do automobilismo norte-americano.
Além de encontros de negócios específicos agendados entre empresários brasileiros e potenciais compradores dos setores de metais não ferrosos e alimentos e bebidas, foi realizada agenda institucional entre representantes da União Europeia e entidades brasileiras dos setores de carne bovina, suína e de frango, e do setor de biocombustíveis.
Para Rafael Prado, gerente de exportações da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o diferencial do projeto é permitir aos empresários brasileiros a oportunidade de tratarem de negócios com seus clientes em um ambiente informal. “A chance de os negócios serem fechados é muito maior quando você passa dois dias inteiros conversando com o potencial comprador”, acredita Prado.
A Deca, empresa do segmento de louças e metais sanitários, participou pela primeira vez em São Paulo do Projeto Fórmula Indy. A Fanem, empresa do setor de equipamentos médico-hospitalares e com negócios em mais de 90 países, vem participando das ações do Projeto Fórmula Indy desde o primeiro ano da iniciativa. Para São Paulo, a empresa trouxe clientes dos Estados Unidos e da África do Sul.
Participando pela segunda vez de uma ação da Fórmula Indy, a produtora OceanFilms, destacou a importância de eventos como esse para o segmento audiovisual. “Uma parte de nosso público-alvo é muito ligada ao esporte e quando estamos aqui, estreitamos muito as nossas relações com o cliente”, afirma João Roni, sócio-produtor da OceanFilms. Já a EMS, uma das maiores indústrias do segmento farmacêutico e com negócios em mais de 30 países, está participando do Projeto Fórmula Indy pelo segundo ano seguido, e trouxe clientes de países da Europa e da América Latina.
Ações promocionais
Na etapa de Long Beach da Fórmula Indy (Estados Unidos), entre os dias 12 e 15 de abril, foi realizado um encontro entre tradings (comerciais exportadoras) brasileiras e compradores estrangeiros. A ação gerou US$ 8,5 milhões em negócios, somando os resultados imediatos e os previstos para os 12 meses seguintes à prova.
Para a corrida da China, a ser disputada em agosto, está prevista a realização de um evento de posicionamento e imagem para o setor de alimentos, bebidas e agronegócios. Após a corrida no Brasil, as próximas ações do Projeto Fórmula Indy serão realizadas no tradicional circuito de Indianápolis (26 e 27 de maio).
Negócios
Em 2011, o Projeto Fórmula Indy gerou um total de US$ 897 milhões em negócios para as empresas brasileiras. O número é 52,3% maior do que o registrado em 2010 (US$ 589 milhões). No ano passado, a iniciativa promoveu, durante as 17 corridas da temporada, ações de relacionamento (networking), promoção comercial e imagem e mídia com 400 empresas estrangeiras, 148 empresas brasileiras e 25 entidades setoriais.
Em 2012, o Projeto Fórmula Indy está promovendo ações promocionais nas 16 provas da categoria, sendo 12 nos Estados Unidos, duas no Canadá e uma na China, além da corrida nas ruas de São Paulo, no Brasil.
Fonte:
Apex-Brasil
30/04/2012 18:07
Artigos Relacionados
Exportadoras brasileiras são promovida na etapa da Fórmula Indy da Califórnia (EUA)
Empresários estrangeiros participam de rodada de negócios durante projeto Fórmula Indy
Projeto Fórmula Indy deve gerar US$ 11,97 milhões em negócios para o Brasil
Fórmula Indy terá esquema especial de policiamento
Empresários brasileiros de cerâmica vão mostrar produtos na Fórmula Indy
Feira na África do Sul rende US$ 13,5 milhões a empresas brasileiras