Empresas brasileiras planejam atuação na reconstrução chilena



A participação de empresas brasileiras de infraestrutura na reconstrução do Chile será tema de reunião a ser realizada em Brasília, no início de julho, com representantes do governo chileno. Está prevista a participação de aproximadamente 30 empresas de construção civil e de associações do setor, além de representantes do governo brasileiro ligados às áreas de financiamento e investimento.


O assunto foi um dos itens da pauta da 6ª Reunião da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Chile, realizada na terça-feira (22) no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em Brasília. "É importante que as empresas interessadas nesses projetos tenham pleno conhecimento das oportunidades de participação nos processos de licitação no Chile", explicou o diretor de Departamento de Comércio e Serviços do Mdic, Maurício Do Val.


Em reunião com a ProChile, agência de promoção de exportações do país, os brasileiros ainda definiram a criação de um grupo de trabalho para discutir a autorização de trabalho para engenheiros brasileiros e chilenos atuarem fora de seus países. O grupo terá a participação do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea).

 

Foi discutido também a realização de um encontro sobre serviços a ser realizado em setembro, na capital paulista. Em contrapartida, o mesmo encontro seria realizado no Chile, em 2011.


Outros assuntos foram ainda a facilitação de comércio, dumping, rótulos de produtos de pesca chilenos vendidos para o Brasil e o acesso de frutas chilenas ao porto de Santos.


A próxima reunião bilateral de comércio de Brasil-Chile será realizada dias 9 e 10 de agosto, em Santiago, durante a missão empresarial ao Chile.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



23/06/2010 12:46


Artigos Relacionados


Jucá destaca atuação da Finep na consolidação de empresas brasileiras de tecnologia

Anac vai analisar pedido de união entre empresas brasileira e chilena

BB liberou R$ 21,7 mi do Programa de Reconstrução de empresas afetadas por chuva

Romeu Tuma elogia atuação das tropas brasileiras no Haiti

Empresas brasileiras de software participam de evento nos EUA

Premiação internacional destaca empresas brasileiras