Romeu Tuma elogia atuação das tropas brasileiras no Haiti



Ao discursar nesta terça-feira (2), o senador Romeu Tuma (PTB-SP) comemorou os "cinco anos que as tropas do Brasil garantem a paz no Haiti", em referência às tropas militares brasileiras que integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. O senador disse que, desde 2004, 12 mil militares brasileiros já passaram por aquele país.

De acordo com o senador, o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, disse que atualmente uma das prioridades do governo brasileiro é estimular organismos internacionais a atraírem recursos para o Haiti.

- Segundo Peri, depois de ajudar a reforçar a paz, a segurança e apoiar as obras de engenharia naquela nação do Caribe, o maior desafio do Brasil agora é propiciar o desenvolvimento do Haiti - disse Tuma.

Atualmente, disse o senador, o contingente militar brasileiro no Haiti é de 750 militares do Exército e 290 militares da Marinha. Uma das partes mais importantes da missão é chamada de Engenharia da Paz, militares brasileiros que auxiliam em obras de construção e reforma de pontes, escolas e hospitais, ajudando na reconstrução da infraestrutura haitiana.

A atuação brasileira no Haiti foi comemorada na sexta-feira (29), disse Tuma, em cerimônia no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, quando foi celebrado o Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas.

- A data coincide com o desembarque do primeiro escalão precursor brasileiro que desembarcou no Haiti no dia 29 de maio de 2004, com 42 homens - lembrou Tuma.

O senador disse ainda que a economia daquele país vem crescendo nos últimos anos e que o Exército brasileiro está ajudando a planejar uma usina hidrelétrica que abastecerá a capital Porto Príncipe.

- Meus cumprimentos às forças brasileiras que têm desenvolvido um programa de paz no Haiti - concluiu Tuma.



02/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Parlamentares prestigiam tropas brasileiras no Haiti

Mozarildo registra visita de autoridades às tropas brasileiras no Haiti

Primeira-ministra do Haiti pede que tropas brasileiras continuem no país

Congresso Nacional aprova envio de novas tropas brasileiras ao Haiti

José Nery pede a retirada das tropas brasileiras que estão no Haiti

Suplicy propõe comissão do Senado para fiscalizar tropas brasileiras no Haiti