Empresas de publicidade e promoção faturam R$ 9,5 bilhões em 2009
As empresas de publicidade e promoção faturaram cerca de R$ 9,5 bilhões em 2009, sendo que, desse total, R$ 5 bilhões (52,6%) foram provenientes das agências de publicidade, mesmo havendo uma preponderância das agências de promoção de eventos (39,4%) no total de empresas do setor.
Os dados constam da Pesquisa de Serviços de Publicidade e Promoção (PSPP) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo, divulgado nesta sexta-feira (18), apontou, ainda, a participação majoritária no setor das empresas que tinham entre 11 e 19 empregados (30,6%) e a maior representatividade daquelas com 100 ou mais empregados na receita bruta de serviços (36,8%).
Por serem bastante representativas, a publicação buscou retratar também as especificidades das agências de publicidade, que, além da participação significativa na geração de receita, empregaram mais de 21 mil pessoas em 2009. As mais representativas tinham entre dez e 19 anos de operação (36,4% do total de agências) e até 19 pessoas ocupadas (51,6%). Apenas 13,7% da receita das agências (R$ 680 milhões) era proveniente do setor público (governos e empresas estatais) e 83,9%, do setor privado (R$ 4,2 bilhões), especialmente da indústria, que empregou R$ 1,5 bilhão em campanhas publicitárias em 2009.
Três produtos e serviços responderam por 44,9% do faturamento da empresas de publicidade e promoção em 2009 (R$ 4,245 bilhões). Comissão, fee (pagamento) ou bonificação sobre veiculação de publicidade na televisão foi responsável por 19,2% (R$ 1,814 bilhão); organização, produção e promoção de eventos participou com 18,2% (R$ 1,721 bilhão); e promoção de vendas, publicidade no ponto de venda e demonstração de produto, com 7,5% (R$ 709,8 milhões).
Postos de trabalho
As empresas de serviços de publicidade e promoção geraram 70.303 postos de trabalho em 2009, sendo 59.549 (84,7%) de assalariados; 3.354 (4,8%) de pessoal fixo sem vínculo empregatício; e 7.400 (10,5%) de não assalariados, incluindo proprietários ou sócios com atividade na empresa e membros da família sem remuneração.
As agências de promoção de eventos foram as principais empregadoras (33,9% do total de postos de trabalho), seguidas das agências de publicidade (30,6%) e das agências de promoção de vendas ou fullfilment (24,5%). As agências de promoção de eventos também registram o maior contingente de pessoal fixo sem vínculo empregatício (42,5%) e de pessoal não assalariado (68,0%).
A produtividade (divisão da receita bruta de serviços pelo pessoal ocupado) das agências de publicidade atingiu R$ 231,5 mil, o maior valor do setor, 72,0% superior à média (R$ 134,6 mil). As agências de compra e venda de espaço publicitário também se destacaram, com uma produtividade de R$ 217,2 mil.
A PSPP 2009, que foi feita em parceria com a Associação Brasileira de Agências Publicidade (Abap), traz informações sobre os principais produtos e serviços oferecidos por 1.642 empresas prestadoras de serviços de publicidade e promoção com dez ou mais pessoas ocupadas.
A publicação completa pode ser acessada no site do IBGE.
Fonte:
IBGE
18/11/2011 12:12
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